Cristiano Ronaldo foi o grande vencedor do prêmio
Divulgação
Cristiano Ronaldo foi o grande vencedor do prêmio "The Best", da Fifa

Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo pela quarta vez. Em cerimônia realizada em Zurique, na Suíça, nesta segunda-feira (9), a Fifa anunciou o grande vencedor do novo prêmio "The Best" entre os homens e confirmou o favoritismo do português, que deixou para trás o argentino Lionel Messi e o francês Antoine Griezmann. Sendo assim, o craque do Real Madrid volta a se aproximar do atacante do Barcelona em números de prêmios individuais. Nenhum jogador do clube catalão compareceu na premiação.

LEIA MAIS: Malaio supera Marlone e leva Prêmio Puskás de gol mais bonito de 2016; assista

A votação foi realizada pelos capitães e técnicos das seleções filiadas à Fifa, além de jornalistas e torcedores, a novidade desta edição. Cristiano Ronaldo recebeu 34,54% dos votos, contra 26,42% do argentino e 7,53% do francês. Este foi o primeiro prêmio após o rompimento da entidade máxima do futebol com a revista "France Football", que voltou a entregar a tradicional Bola de Ouro separadamente, o que não acontecia desde 2010. CR7 também foi o grande vencedor .

Cristiano Ronaldo recebeu o prêmio de melhor do mundo das mãos do presidente da Fifa, Gianni Infantino
Divulgação
Cristiano Ronaldo recebeu o prêmio de melhor do mundo das mãos do presidente da Fifa, Gianni Infantino

"Ano passado foi um sonho. Uma temporada incrível. Estou muito orgulhoso dos meus companheiros e técnicos", afirmou CR7, que deixou Ronaldo Fenômeno e Zidane (três títulos cada) para trás. Em 2016, dois títulos pesaram muito em sua eleição, o da Liga dos Campeões da Uefa com o Real Madrid e o da Eurocopa com Portugal. "Gostaria que Messi e os outros jogadores do Barcelona estivessem aqui, mas eles têm um jogo da Copa (do Rei) na quarta. Entendemos perfeitamente", completou.

Após o anuncio do melhor, a Fifa também divulgou a lista com os 23 melhores e o brasileiro Neymar apareceu na quarta posição, com 6,23% e por pouco não foi finalista pelo segundo ano consecutivo. Suárez, Bale, Mahrez, Buffon, Iniesta e Kross fecham o top 10. 

Mulheres

Além de eleger o melhor do mundo entre os homens, a Fifa anunciou a melhor jogadora de futebol do mundo e a norte-americana Carli Lloyd superou a brasileira Marta e a alemã Melanie Behringer, campeã olímpica,com 20,68% dos votos e levou o "The Best" feminino. Lloyd venceu o prêmio pela segunda vez consecutiva. A craque do Brasil tentava o sexto na carreira (não vence desde 2010) e ficou em segundo com 16,60%, já a alemã obteve 12,34%.

Carli Lloyd levou o prêmio de melhor jogadora pela segunda vez
Divulgação
Carli Lloyd levou o prêmio de melhor jogadora pela segunda vez

Entre os treinadores de futebol feminino, Silvia Neid, ex-comandante da seleção alemã e campeã olímpica, foi a grande vencedora. Ela superou Jill Ellis, técnica da seleção dos Estados Unidos e Pia Sundhage, treinadora da seleção sueca. Esta foi a terceira vez que Neid venceu, já que ela foi congratulada também em 2010 e 2013.

Seleção da temporada

A cerimônia também divulgou a seleção da temporada, com os melhores jogadores de cada posição. Dois brasileiros ficaram entre os 11: o lateral direito Daniel Alves, da Juventus e o lateral esquerdo Marcelo, do Real Madrid.

undefined
Reprodução/Twitter

A selfie da seleção do ano da Fifa

A equipe ideal de 2016 foi a seguinte: Manuel Neuer (Bayern de Munique e Alemanha), Daniel Alves (Juventus e Brasil), Pique (Barcelona e Espanha), Sergio Ramos (Real Madrid e Espanha) e Marcelo (Real Madrid e Brasil); Luka Modrić (Real Madrid e Croácia), Toni Kross (Real Madrid e Alemanha) e Andrés Iniesta (Barcelona e Espanha); Lionel Messi (Barcelona e Argentina), Luis Suárez (Barcelona e Uruguai) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid e Portugal).

E se fosse preciso um técnico para comandar essa seleção, o escolhido seria Claudio Ranieri, do Leicester, que ganhou o prêmio de melhor treinador de 2016 após levar o pequeno clube ao título do Campeonato Inglês. Ele superou Zinedine Zidane, do Real Madrid, e Fernando Santos, de Portugal. 

Claudio Ranieri foi eleito o melhor técnico
Divulgação
Claudio Ranieri foi eleito o melhor técnico

LEIA MAIS: Efeito Chape: Time da Argentina se assusta com pane em avião e desiste de viajar

Outro brasileiro a levar um prêmio para casa foi Falcão, do futsal, que foi homenageado pela carreira dedicada ao esporte.

Torcida

Uma novidade foi a entrega do prêmio para a melhor torcida do ano. Concorreram os fãs do ADO Den Haag, da Holanda, do Borussia Dortmund, da Alemanha juntos com os do Liverpool, da Inglaterra e também da seleção da Islândia, que deu  show durante a Eurocopa de 2016. E o prêmio foi para as torcidas do Borussia e do Liverpool, que cantaram juntos a música "You'll Never Walk Alone", com 45,92%, ante 31,37% dos islandêses e 22,71% do Den Haag.

Fair Play

Outro prêmio foi o Fifa Fair Play, entregue ao Atletico Nacional pelo incrível respeito demonstrado à Chapecoense após a tragédia em Medellín, que dizimou o time de Chapecó. Com homenagens de sua torcida e, principalmente, por ter abdicado do título da Copa Sul-Americana de 2016, o Atletico demonstrou ser um time gigante e passou a ser admirado por torcedores de todo o mundo. 

A cerimônia ainda foi marcada por homenages a duas lendas do futebol que faleceram em 2016. O holandês Johan Cruyff e o brasileiro Carlos Alberto Torres.

VEJA FOTOS DA CERIMÔNIA


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!