Tamanho do texto

O consumo de bebidas alcoólicas será proibido nas ruas e espaços públicos durante a Copa do Mundo de 2022

Proposta do estádio Doha Port para a Copa do Mundo Fifa 2022
Divulgação
Proposta do estádio Doha Port para a Copa do Mundo Fifa 2022

“Não haverá consumo de álcool nas ruas, nos parques e nos espaços públicos, é definitivo”, afirmou o secretário-geral do comitê organizador da Copa do Mundo de 2022, Hassan Al-Thawadi, em entrevista ao jornal local catariano Al-Sharq. “Somos contra a venda de álcool nos estádios e seus arredores”, acrescentou Al-Thawadi.

Leia mais: Anistia Internacional acusa Catar de usar trabalho forçado em estádio para Copa

Esta censura pode causar colisão com a Fifa, Federação Internacional de Futebol, já que um dos seus principais patrocinadores é um fabricante de cerveja norte-americano. Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a organização futibolística conseguiu uma suspensão temporária da lei brasileira que proíbe bebidas alcoólicas nos espaços esportivos.

"Mas a nossa posição é clara - vamos legalizar de acordo com a lei do Catar e com os costumes e tradições". Al-Thawadi não deu mais detalhes sobre a decisão, mas alega que o consumo de álcool não será proibido, mas apenas possível em locais determinados.

No Catar, país muçulmano, não há proibição mas beber em público é uma infração à lei, as vendas acontecem de forma restritas e transportar bebidas alcoólicas para o país é expressamente censurado.

Leia mais: Federação Inglesa duvida que Copa do Mundo de 2022 seja disputada no Catar

Os estrangeiros que vivem no Catar conseguem licenças exclusivas que lhe permitem beber e os hotéis estão autorizados a servir bebidas alcoólicas. As autoridades demonstraram preocupações em relação ao álcool e violência dentro do futebol, como os confrontos de ingleses e russos durante a Euro 2016, na França. 

CATAR 2022

Realizada pela primeira vez no Oriente Médio, a Copa do Mundo de 2022 no Catar acontecerá entre 21 de novembro a 18 de dezembro. As datas foram decididas devido as altas temperaturas que atingem o país. O mundial de futebol acontece de quatro em quatro anos durante os meses de junho e julho, mas foi necessário uma exceção pois nesta época do ano as temperaturas podem chegar a 50ºC.

Da mesma forma, houve pedido do Comitê Olímpico Internacional para que o evento acontecesse no final do ano de forma que não se chocasse com as datas das Olimpíadas de Inverno de 2022, que acontecerão na China. Com 1,6 milhões de habitantes, no ano de 2010 o Catar foi escolhido como sede da Copa do Mundo, tendo vitória em cima de candidados como Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul e Japão.

Leia mais: Fifa cancela coletiva de Blatter e confirma datas da Copa do Catar para novembro

CONFIRA AS PROPOSTAS DOS ESTÁDIOS



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.