Tamanho do texto

Entrevista agendada para esta sexta foi cancelada. Entidade confirmou que torneio de 2022 será disputado em 28 dias

AP

Blatter não foi interrogado por jornalistas em evento que confirmou Copa no Catar
Getty Images
Blatter não foi interrogado por jornalistas em evento que confirmou Copa no Catar

Pouco depois de confirmar o cancelamento da entrevista coletiva do seu presidente, Sepp Blatter, a Fifa confirmou que a Copa do Mundo de 2022, no Catar, terá início no dia 21 de novembro e terá duração de 28 dias, com final em 18 de dezembro.

A coletiva de imprensa de Blatter foi originalmente programado para começar às 14h (9h de Brasília), mas foi adiada por uma hora antes de a Fifa anunciar o seu cancelamento. A escolha do Catar é investigada por conta de irregularidades no processo de eleitoral.

Blatter era muito aguardado pela imprensa mundial para enfrentar perguntas sobre investigações americanas e suíças sobre o caso de corrupção na Fifa e sua decisão de suspender o seu secretário-geral, Jerome Valcke, na semana passada, por seu suposto envolvimento em fraude na venda de ingressos da Copa do Mundo de 2014.

Pré-Copa em 2022
Em março deste ano a Fifa finalmente decidiu mudar a Copa do Mundo, normalmente disputada entre junho e julho, para o final do ano. Ideia é evitar o calor do verão do Catar.

A Copa do Mundo terá quatro dias a menos do que o habitual e será assim para causar menos problemas para clubes e ligas nacionais, que terão de se ser interrompidas por várias semanas exatamente no ápice da competição.

Antes de confirmar as datas da Copa de 2022, a Fifa esperava a conclusão do calendário 2019-2024 do futebol europeu, além dos acordos das datas do calendário internacional para a liberação dos jogadores para as seleções nacionais.

O calendário aprovado nesta sexta-feira aponta que os clubes deverão liberar os jogadores para as 32 equipes da Copa do Mundo apenas no dia 14 de novembro, uma semana antes do jogo de abertura.

Não haverá datas Fifa em outubro para eventuais amistosos de preparação. Os últimos amistosos das seleções antes do Mundial deverão acontecer em 20 de setembro. Antes, entre 30 de maio e 14 de junho de 2022, no final da temporada europeia, serão feitos outros amistosos.