A cada ano a história parece se repetir com requintes de crueldade na Vila Belmiro. Desde 2020, o Santos segue a rotina de começar a temporada com resultados ruins e desempenho preocupante dentro de campo. Em 2023 , o time, agora comandado por Odair Hellmann tem o pior desempenho entre os 20 clubes da Série A. E piora. Se levarmos em conta os 40 times das séries A e B do Brasileirão , o time paulista é o 6º pior.
Com apenas uma vitória, na estreia e de virada contra o Mirassol, o Santos está há quatro partidas sem vencer no Paulistão, com três empates e uma derrota. Aproveitamento de 40%. O ataque tem menos de um gol por jogo e a defesa, um por partida. Apenas em um jogo não sofreu gol. Nos últimos anos, quase foi rebaixado. Mesmo em 2020, quando foi às quartas em primeiro do seu grupo, teve menos pontos que todos os outros segundos. Em 2021, ficou a 4 pontos do rebaixamento. Já em 2022, a diferença foi de 5 pontos. Na quinta, torcedores foram cobrar os jogadores .
Apenas cinco times – entre os 40 das séries A e B – têm campanha pior. O Tombense é o pior até aqui, com 0% de aproveitamento em dois jogos. A seguir, aparecem dois paulistas, o Ituano (20%) e o Guarani (26,67%). O Londrina e Mirassol têm 33% de aproveitamento.
Além dos times citados e do Santos, apenas Criciúma, Red Bull Bragantino e Vila Nova têm menos de 50% de aproveitamento.
O lado de cima
Por outro lado, Athletico, Fortaleza, Grêmio, Cuiabá, América-MG e Atlético-MG seguem com 100% de aproveitamento. Destes, Athletico e Fortaleza têm mais jogos, seis. Todos da Série A. Os melhores da Série B são Sport, Sampaio Correia e CRB, com 90,48%. O time maranhense é o único entre os 40 que não foi vazado no ano.
Todos citados acima seguem invictos, ao lado de Palmeiras , Coritiba, Cruzeiro, Internacional e Juventude.
Mais jogos sem sofrer gol
Único time que não sofreu gol entre os 40, o Sampaio Correa acumula sete partidas de “clean sheets”. As outras defesas que ficaram mais jogos sem ser vazadas são do Fortaleza, Coritiba, Palmeiras, ABC e Flamengo , todas com quatro jogos.
As piores são de Atlético-MG, Cruzeiro, Mirassol e Tombense, que sofreram gol em todas as partidas.