toronto raptors
Reprodução/ Instagram
Toronto Raptors conquistou o título da Conferência Leste após vencer o Milwaukee Bucks por 4 a 2

Nesta quinta-feira (30) a National Basketball Association terá pela primeira vez um time de fora dos Estados Unidos na disputa da liga. O Toronto Raptors, franquia do Canadá, chegou à final da 73ª edição da NBA e disputará o primeiro título de sua história com o Golden State Warriors (JOGO 1 as 22h00 com transmissão da Band e ESPN Brasil).

Leia também:  NBA House chega a São Paulo com experiência única ao fã de basquete

Criado a partir de 1993, depois que o empresário de Toronto, John Bitove, comprou vaga na liga norte-americana de basquete para a cidade por US$ 125 milhões, o Toronto Raptors começou sua caminhada na NBA na temporada de 1995/96.

Ao lado de outra equipe canadense, o Vancouver Grizzlies, o Toronto fez uma temporada muito abaixo do esperado com 21 vitórias e 61 derrotas. A sorte da equipe, no entanto, começou a mudar na temporada de 1998 depois de draftarem Vince Carter.

Liderado pelo ala-armador, o Raptors chegou aos playoffs pela primeira vez na temporada 1999/00. A equipe contava com Antônio Davis, Dell Curry (pai de Stephen Curry), Tracy McGrady e Muggsy Bogues. Porém, o time caiu na primeira rodada.

O auge da ‘era Carter’ foi levar o Toronto até as semifinais da Conferência Leste na temporada 2000/01. Anos depois, Vince Carter deixou a franquia sem títulos e em seguida começou a ‘era Chris Bosh’, draftado em 2003.

Nessa época, o Toronto Raptors também contratou Andrea Bargnani, T.J. Ford e Anthony Parker e retornou aos playoffs após cinco anos, na temporada 2006/07, disputando novamente o mata-mata no ano seguinte.

Novamente sem títulos, a saída de Bosh em 2010 rendeu duas temporadas frustrantes para a franquia do Canadá até que o gerente Masai Ujiri chegou ao time em 2013 e reformulou a equipe. Nessa temporada chegaram Kyle Lowry, DeMar DeRozan e Jonas Valanciunas.

A partir daí a presença do Toronto Raptors nos playoffs da NBA se tornou constante, mas foi apenas nessa temporada que a glória foi alcançada. As chegadas de Kawhi Leonard e Danny Green, nos lugares de DeMar DeRozan e Jakob Poltl, fizeram o time ficar mais competitivo e elevar a qualidade dos passes.

Ver essa foto no Instagram

BALL GAME. CONFERENCE WIN!!!!!!

Uma publicação compartilhada por Toronto Raptors (@raptors) em

Em 96 jogos (contando temporada regular e playoffs), os canadenses venceram 66 jogos e perderam 30. Após virarem a série contra o Milwaukee Bucks e conquistarem o título da Conferência Leste pela primeira vez, os comandados de Nick Nurse chegam à final contra o Warriors com a moral lá em cima, mas o retrospecto bem abaixo.

No confronto direto entre Golden State Warriors e Toronto Raptors a franquia da Califórnia está na frente com 28 vitórias contra 17 e sua hegemonia é tanto em casa, quanto fora. Mas, um ponto positivo para o Toronto é que na temporada regular eles venceram os atuais campeões da NBA nas duas oportunidades.

Leia também:  "Gastei cerca de 100 milhões de dólares com drogas", diz Lamar Odom

Retrospectos são importantes, mas às vezes não significam nada. Numa disputa de título tudo pode acontecer. Para você, o Toronto Raptors de Kawhi Leonard e companhia consegue quebrar o reinado do Golden State Warriors na NBA? Deixe seu comentário abaixo.

Curiosidades do Toronto*

Iniciados juntos na NBA, em 2001 o Grizzlies se mudou para Memphis e tornou-se o Memphis Grizzlies fazendo o Toronto Raptors se tornar a única equipe do Canadá na liga;

A franquia quase se chamou Toronto Huskies em homenagem ao time da cidade que fez sucesso na temporada 1946/47, mas pelo mascote ser um urso e o logo ficar parecido com o do Minnesota Timberwolves, o nome foi para Raptors em alusão ao dinossauro velociraptor, sucesso do filme Jurrasic Park.

Elenco atual do Toronto*

  • OG Anunoby
  • Chris Boucher
  • Marc Gasol
  • Danny Green
  • Serge Ibaka
  • Kawhi Leonard
  • Jeremy Lin
  • Kyle Lowry
  • Jordan Loyd
  • Patrick McCaw
  • Jodie Meeks
  • Malcolm Miller
  • Eric Moreland
  • Norman Powell
  • Pascal Siakam
  • Fred VanVleet
    Leia tudo sobre: NBA

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários