Yao Ming é ex-jogador do Houston Rockets
Divulgação
Yao Ming é ex-jogador do Houston Rockets

Yao Ming foi nomeado nesta quinta-feira (23), presidente da Federação Nacional de Basquete da China. O ex-jogador do Houston Rockets é a primeira pessoa no cargo que não possui nenhuma relação com o governo do país.

LEIA MAIS: Stephen Curry: 7 coisas que você não sabia sobre o ídolo do Warriors

Aos 36 anos, Ming foi aprovado pela Associação China de Basquete de forma unânime e além de comandar a organização, será seu representante legal. Anteriormente, esta segunda função ficava por conta do secretário-geral. O ex-jogador é o atleta mais reconhecido do esporte chinês.

A nomeação do ex-pivô é uma maneira de tentar desenvolver o esporte na China e o novo dirigente prometeu esforços para um caminho inovador. "O basquete chinês tem um brilhante passado. Agora a responsabilidade está em nossas mãos e eu estou firmemente comprometido", disse Yao Ming.

Desde sua aposentadoria, em 2011, o ex-Rockets defende uma reforma no basquete profissional chinês. Além disso, Ming deseja reformar o sistema draft do país tal como encorajar atletas para jogarem no âmbito internacional.

LEIA MAIS: Longe dos playoffs, Knicks é o time mais valioso de 2017 da NBA; veja a lista

Homenagem

Mayor @sylvesterturner has proclaimed Feb 2, 2017, to be Yao Ming Day. He named @yao Houston's Goodwill Ambassador. #ThankYouYao

Uma publicação compartilhada por Houston Rockets (@houstonrockets) em

No início do ano, Yao Ming recebeu das mãos do prefeito da cidade de Houston uma homenagem pela sua contribuição com o local e com o Rockets. No instagram, a franquia do Texas publicou uma imagem do momento.

"O prefeito Sylvester Turnet proclamou o dia 2 de fevereiro como o Dia de Yao Ming. Ele nomeou Yao como Embaixador da Boa Vontade", escreveu o Houston Rockets na legenda, com a hashtag #ThankYouYao, 'obrigado Yao', em português.

LEIA MAIS: Aos 15 anos, LaMelo Ball faz 92 pontos em jogo de basquete escolar nos EUA

Yao Ming iniciou a carreira no basquete chinês pelo Shanghai Sharks. Em 2003, passou a integrar a equipe do Houston Rockets. O ex-jogador de 2,29m atuou na NBA por oito anos, quando se aposentou em 2011.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!