Tamanho do texto

O maior nome do basquete brasileiro e maior pontuador olímpico foi homenageado pelo Nets, time da NBA no qual foi draftado em 1984

Oscar Schmidt é homenageado pelo Brooklyn Nets
Reprodução/ Brooklyn Nets
Oscar Schmidt é homenageado pelo Brooklyn Nets

Considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, Oscar Schmidt foi homenageado pelo Brooklyn Nets, time que o draftou em 1984. Este tipo de consagração costuma acontecer com um atleta que é referência ao clube ou campeão de um título, no entanto, o brasileiro nunca vestiu a camisa da equipe da NBA.

LEIA MAIS: Stephen Curry: 7 coisas que você não sabia sobre o ídolo do Warriors

O "Mão Santa" nunca atuou pelo Nets porque na época, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) não permitia que os atletas da NBA defendessem seus países em competições internacionais e Oscar Schmidt preferiu continuar jogando pela seleção brasileira. Naquele ano, inclusive, o time se chamava New Jersey Nets.

LEIA MAIS: Aos 15 anos, LaMelo Ball faz 92 pontos em jogo de basquete escolar nos EUA

Homenagem

A cerimônia aconteceu na noite desta segunda-feira (13), no Barclays Center, em Nova York, antes da partida contra o Memphis Grizzlies.

Das mãos do treinador Kenny Atkinson e do jogador do Nets, o argentino Luis Scola, Oscar recebeu um quadro com a camisa 14 personalizada com seu sobrenome. O número, foi o qual jogou durante toda a sua carreira no esporte.

"Ele foi um grande herói para praticamente todos na América Latina", disse Scola. "Ele foi minha maior figura no basquete por anos, anos e anos". Hoje amigos, em 1990, durante o Mundial de Basquete em Buenos Aires, o argentino era gandula na competição e teve a oportunidade de conhecer seu ídolo de perto.

LEIA MAIS: Ex-jogador do Lakers tem cinco anéis de campeão roubados

A franquia de Nova York ainda fez um vídeo ao principal nome do basquete brasileiro, com imagens do atleta em ação e escreveu "bem-vindo ao lar". O locutor ainda lembrou que Oscar é o maior pontuador em Jogos Olímpicos e membro do Hall da Fama do basquete.

"Isso é algo que eu não posso acreditar que isso está acontecendo", disse o ex-jogador. "Estou muito honrado."

Oscar Schmidt
Reprodução/ Brooklyn Nets
Oscar Schmidt

A camisa de Schmidt já está à venda nos Estados Unidos e no Brasil. Na próxima sexta-feira (17), depois de 14 anos sem jogar, Oscar entrará em quadra para participar do Jogo das Celebridades da NBA.

    Leia tudo sobre: NBA
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.