Considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, Oscar Schmidt foi homenageado pelo Brooklyn Nets, time que o draftou em 1984. Este tipo de consagração costuma acontecer com um atleta que é referência ao clube ou campeão de um título, no entanto, o brasileiro nunca vestiu a camisa da equipe da NBA.
LEIA MAIS: Stephen Curry: 7 coisas que você não sabia sobre o ídolo do Warriors
O "Mão Santa" nunca atuou pelo Nets porque na época, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) não permitia que os atletas da NBA defendessem seus países em competições internacionais e Oscar Schmidt preferiu continuar jogando pela seleção brasileira. Naquele ano, inclusive, o time se chamava New Jersey Nets.
LEIA MAIS: Aos 15 anos, LaMelo Ball faz 92 pontos em jogo de basquete escolar nos EUA
Homenagem
A cerimônia aconteceu na noite desta segunda-feira (13), no Barclays Center, em Nova York, antes da partida contra o Memphis Grizzlies.
Das mãos do treinador Kenny Atkinson e do jogador do Nets, o argentino Luis Scola, Oscar recebeu um quadro com a camisa 14 personalizada com seu sobrenome. O número, foi o qual jogou durante toda a sua carreira no esporte.
"Ele foi um grande herói para praticamente todos na América Latina", disse Scola. "Ele foi minha maior figura no basquete por anos, anos e anos". Hoje amigos, em 1990, durante o Mundial de Basquete em Buenos Aires, o argentino era gandula na competição e teve a oportunidade de conhecer seu ídolo de perto.
LEIA MAIS: Ex-jogador do Lakers tem cinco anéis de campeão roubados
A franquia de Nova York ainda fez um vídeo ao principal nome do basquete brasileiro, com imagens do atleta em ação e escreveu "bem-vindo ao lar". O locutor ainda lembrou que Oscar é o maior pontuador em Jogos Olímpicos e membro do Hall da Fama do basquete.
"Isso é algo que eu não posso acreditar que isso está acontecendo", disse o ex-jogador. "Estou muito honrado."
A camisa de Schmidt já está à venda nos Estados Unidos e no Brasil. Na próxima sexta-feira (17), depois de 14 anos sem jogar, Oscar entrará em quadra para participar do Jogo das Celebridades da NBA.