Tamanho do texto

Rio de Janeiro vai sediar etapa da categoria no autódromo de Deodoro; o projeto para a construção do circuito, no entanto, ainda não saiu do papel

Lance

MotoGP arrow-options
Wikimedia Commons
MotoGP

O Brasil voltará a sediar uma etapa da MotoGP em 2022, com o anúncio oficial sendo feito hoje pela categoria. A corrida vai acontecer no Rio Motorpark – que atualmente tem sua licitação para construção suspensa pela justiça e ainda precisa ser construído “do zero”.

Leia também: Lewis Hamilton está cheio de ideias: "Sou a favor de tentar mudar a Fórmula 1"

A Dona Sports lançou comunicado afirmando que o contrato com a Rio Motorsports tem cinco anos de duração, garantindo a MotoGP até 2020 no Rio de Janeiro – depois de 15 anos sem receber uma corrida da categoria.

O Rio Motorpark está previsto para ser concluído em 2021 e apresenta um layout de 4,5 km com sete curvas à esquerda e seis à direita, com um tempo de volta aproximado na MotoGP de 1:38s.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, comemorou o retorno da MotoGP em uma corrida “confirmada para 2022”, apesar da situação que se encontra a licitação para a construção do Rio Motorpark.

“A notícia é que já temos uma primeira competição para a nova pista de corridas do Rio, a MotoGP, confirmado para 2022, representando um grande avanço para a nossa cidade”, disse Crivella.

Leia também: Rivalidade entre Vettel e Leclerc cria clima de guerra dentro da Ferrari

“A construção da pista de Deodoro é um projeto espetacular, com um investimento extraordinário que irá gerar 7.000 empregos e fazer do Rio recuperar o papel de liderança em grandes competições.

“Vamos levar o desenvolvimento para uma região da cidade com muitas necessidades, que é a Zona Oeste, e estimular o turismo. Tudo isso sem a cidade colocar um centavo no projeto, já que todo o investimento será de responsabilidade da concessionária.”

O CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, destacou a importância do mercado brasileiro para as corridas de motocicletas, com uma “história para se orgulhar”.

“Estou muito orgulhoso em anunciar que a MotoGP voltará ao Rio de Janeiro, uma das cidades verdadeiramente icônicas do mundo e em um país tão incrível”, disse Ezpeleta.

“O Brasil é um mercado importante para motocicletas, motociclismo e automobilismo, com uma história para se orgulhar.”