F1: Norris fica com a pole para o GP de SP; Verstappen é o 16º

Sauber "fez milagre", mas carro de Bortoleto não fica pronto para a classificação. Red Bull vai mal com ambos os carros eliminados ainda no Q1

Qualificação para o GP de Interlagos
Foto: Reprodução/X
Qualificação para o GP de Interlagos

A classificação deste sábado (8) em Interlagos definiu o grid de largada para o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. A sessão veio na esteira de um dia agitado para a categoria, com a realização da sprint pela manhã, vencida por Lando Norris, e com diversos incidentes marcando a curta corrida, incluindo um  acidente forte com Gabriel Bortoleto na última volta.

Mesmo sob ameaça de chuva e alerta de ciclone extratropical, a qualificação ocorreu em condições de pistas secas, o que acalmou os ânimos dos pilotos e dos torcedores em Interlagos.

Sprint intensa e clima instável marcaram o sábado

Mais cedo, Norris garantiu a vitória na sprint após segurar a pressão de Kimi Antonelli nas voltas finais. A prova também ficou marcada pelos abandonos de Oscar Piastri e Franco Colapinto após colisões ainda no primeiro terço da corrida. Bortoleto, que brigava por posição com Albon, bateu na volta final e foi ao centro médico, mas liberado sem ferimentos.


Corrida contra o tempo na Sauber

A equipe Sauber confirmou logo após a Sprint que seria necessário preparar um novo chassi para que Gabriel Bortoleto  pudesse disputar a classificação e a corrida, operação complexa feita com cronograma apertado.

E o trabalho feito pela equipe, por pouco, não surtiu o efeito completo: faltando sete minutos para o encerramento do Q1, o piloto estava pronto para voltar à pista. Com cinco, teve o motor de sua Sauber ligado, mas não houve tempo hábil para ir para a pista. Com isso, larga de 20º para a prova de amanhã (9)

Resumo da Classificação – Q1:

A primeira parte da classificação começou com expectativa em torno de Gabriel Bortoleto, que chegou a ter o motor ligado nos minutos finais após a troca do chassi feita pela Sauber, mas não conseguiu entrar na pista. Lando Norris, vencedor da sprint, cravou o melhor tempo da sessão com 1:09.656, seguido por Pierre Gasly (1:09.885) e Oliver Bearman (1:09.891). Oscar Piastri (1:09.928) ficou com o quarto tempo. Já Max Verstappen foi surpreendentemente eliminado logo no Q1, junto com Esteban Ocon, Franco Colapinto, Yuki Tsunoda e o próprio Bortoleto.

Resumo da Classificação – Q2:

A segunda parte da classificação começou com movimentação intensa da Williams, com Carlos Sainz e Alexander Albon sendo os primeiros a registrar tempos rápidos. 

Lando Norris voou quando colocou pneus novos em sua segunda tentativa, registrando os dois primeiros setores roxos e cravando 1:09.616, o melhor tempo do Q2.

Oliver Bearman voltou a mostrar força com a Haas e chegou a liderar provisoriamente com 1:09.755. Kimi Antonelli ficou colado, apenas 0.019 atrás do jovem britânico.

George Russell, por sua vez, relatou dificuldades com a aderência dos pneus novos, sugerindo problemas no aquecimento do conjunto da Mercedes.

Entre as surpresas negativas da fase, Lewis Hamilton foi eliminado com o 13º tempo. Também ficaram fora do Q3: Fernando Alonso (11º), Albon (12º), Stroll (14º) e Sainz (15º).

Resumo da Classificação – Q3:

Bearman foi o primeiro a ir para a pista, junto a Gasly, Leclerc e Norris.

Da primeira leva, Leclerc foi o melhor, com o tempo de 01:09.899, seguido de Bearman a 0.082. Mas Piastri surpreendeu e foi 0.002 mais rápido que o piloto monegasco.

Norris errou em sua primeira tentativa e acabou gastando um pneu zero km. Ficou quase 8 décimos mais lento no primeiro setor e registrou tempo +0.651 mais lento que Piastri.

Leclerc então marcou 01:09.805 e comemorou a pole muito rapidamente, já que Norris tomou a pole com 1:09.511. Piastri veio em volta voadora, mas não conseguiu tomar a ponta, ficando apenas com o terceiro tempo. No último segundo de classificação, Antonelli consequiu colocar sua Mercedes em segunda lugar.

Grid de Largada para o GP de São Paulo de F1

1 - Lando Norris, McLaren - 01:09.511

2 - Kimi Antonelli, Mercedes - +0.174

3 - Charles Leclerc, Ferrari - + 0.294

4 - Oscar Piastri, McLaren - + 0.375

5 - Isack Hadjar, Racing Bulls - + 0.420

6 - George Russel, Mercedes - +0.431

7 - Liam Lawson, Racing Bulls - +0.451

8 - Oliver Bearman, Haas - + 0.466

9 - Pierre Gasly, Alpine - +0.491

10 - Nico Hulkenberg, Sauber - + 0.528

11 - Fernando Alonso, Aston Martin - 

12 - Alexander Albon, Williams - 

13 - Lewis Hamilton, Ferrari -

14 - Lance Stroll, Aston Martin - 

15 - Carlos Sainz, Williams -

16 - Max Verstappen, Red bull - 

17 - Esteban Ocon, Haas -

18 - Franco Colapinto, Alpine -

19 - Yuki Tsunoda, Red Bull -

20 - Gabriel Bortoleto, Sauber -