
O fim de semana do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 ganhou um componente extra de tensão para os torcedores brasileiros. O piloto Gabriel Bortoleto, da Sauber F1 Team, sofreu um forte acidente ainda na sprint disputada neste sábado (8) no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Embora o jovem piloto tenha sido liberado do Centro Médico, a batida colocou em xeque sua participação na classificação e na corrida principal de domingo, o que mobilizou a torcida presente no circuito.
Torcida preocupada, mas esperançosa
Entre os fãs, o sentimento é de alívio pela integridade física do piloto, mas também de incerteza sobre sua participação no restante do evento. Vestindo as cores da Sauber, Alexandre Vianna, executivo de dados de 37 anos, descreveu sua reação ao acidente:
"Fiquei um pouco chateado. O primeiro brasileiro que a gente volta a ver aqui na pista. A primeira impressão era que tinha sido leve, mas quando você vê os replays, ficou uma cena muito forte. Pesada. Agora é torcer para que ele consiga fazer o quali e vir para a corrida amanhã."
O estudante Júlio Antônio Bauer, de 23 anos, também demonstrou preocupação:
"Foi uma batida bem feia. A gente fica apreensivo de ele não poder participar. Querendo ou não, a posição de largada é importante. Se o carro estiver bom, é bom ele participar do quali. Algumas posições ele vai conseguir, com certeza."
Já o torcedor José Carlos Bezerra, de 50 anos, defendeu uma abordagem mais cautelosa:
"Eu, se fosse a equipe, não participaria do quali. Arrumaria o carro, sairia amanhã dos boxes e tentaria fazer melhor."
A classificação para o GP de São Paulo acontece neste sábado às 15h, e deve contar com casa cheia em Interlagos, apesar do clima instável e do alerta de ciclone extratropical para a região. A corrida principal está marcada para este domingo (9), com expectativa de nova grande presença do público.