O piloto espanhol Fernando Alonso surpreendeu o mundo do automobilismo nesta quarta-feira ao abrir mão de participar do tradicional GP de Monaco de Fórmula 1 para correr na não menos tradicional 500 Milhas de Indianápolis, da Indy.
Leia também: FIA anuncia que motores da F1 serão mais baratos e vão fazer mais barulho
A notícia surge num momento de grande tensão entre Fernando Alonso
, a McLaren e a Honda, com boatos de que o piloto poderia deixar a escuderia ou até mesmo abandonar a F1. No entanto, foi a própria McLaren que viabilizou a participação do espanhol na Indy 500.
"No dia 28 de maio de 2017 a McLaren participará com um carro na 101ª edição das 500 Milhas de Indianápolis", explica a equipe em um comunicado, indicando que Alonso será o responsável pela condução do veículo na prova. "Como um americano, sempre considerei a Indy 500 uma corrida fantástica, mesmo sendo apaixonado pela Fórmula 1. Estou muito feliz por colocar minha equipe e meu piloto nessa disputa", avaliou o diretor-executivo da McLaren, Zak Brown.
Leia também: Filho de Schumacher fala do pai pela primeira vez: "É meu modelo, meu ídolo"
A última vez que um piloto disputou as 500 Milhas de Indianápolis e a Fórmula 1 de forma paralela foi em 1994, com o britânico Nigel Mansell.
Quem corre em Monaco?
Sem Alonso, a McLaren terá que encontrar um substituto para participar do Grande Prêmio de Monaco, que também acontece no dia 28 do mês que vem. O mais cotado é Jenson Button, que continua sendo piloto da formação de Woking.
Leia também: Vettel afirma que Mercedes segue favorita para título da Fórmula 1
Fernando Alonso já confirmou a sua decisão nas redes socais, onde não escondeu o entusiasmo por participar numa das provas mais emblemáticas do automobilismo mundial: "Estou extremamente feliz por competir na Indy 500 deste ano, com a McLaren, a Honda e a Andretti Autosport", afirmou o piloto.