Tamanho do texto

Niki Lauda começou sua carreira na Fórmula Vee e será homenageado neste fim de semana. A entrada para o público será gratuita

niki lauda na fórmula vee
Kaimann Racing Team/1969
Niki Lauda começou sua carreira no automobilismo na Fórmula Vee, antes de ser tricampeão na Fórmula 1

A Fórmula Vee irá realizar neste sábado (8), no Autódromo de Interlagos, o GP Niki Lauda, em homenagem ao piloto austríaco.

Leia também:  Estudo do MIT coloca Pelé como brasileiro mais conhecido no mundo; veja mais

Considerado um dos maiores nomes do automobilismo mundial, Niki Lauda foi tricampeão da Fórmula 1 e iniciou sua carreira nas pistas na FVee. Ele faleceu no último dia 20 de maio, aos 70 anos de idade.

Niki Lauda competiu na Fórmula Vee europeia pela Kaimann Racing Team há exatos 50 anos, em 1969. Na época, esta era a principal categoria para a formação de pilotos no automobilismo. Em seguida, ele disputou a Fórmula 2 e chegou à Fórmula 1.

O GP Niki Lauda terá duas provas em Interlagos, que serão válidas pela 5ª etapa do Campeonato Paulista da categoria. O piloto que somar mais pontos nas duas corridas receberá o troféu em homenagem a Lauda, entregue por Wilson Fittipaldi Júnior, que competiu e conviveu ao lado do piloto austríaco em provas da F2 e F1 nos anos 1970.

Wilson foi o responsável por trazer a Fórmula Vee para o Brasil, na década de 1960. Atualmente, ele é consultor técnico da categoria e instrutor de jovens pilotos.

fórmula vee
Claudio Larangeira/Divulgação FVee
Corrida de Fórmula Vee em Interlagos

Além de competir ao lado de Lauda, o brasileiro criou uma forte amizade com o austríaco. “Nunca vi um piloto reclamar dele. Sempre foi uma pessoa muita respeitosa, com uma capacidade técnica enorme para pilotar e acertar carros, e que dirigia com muita lealdade”, lembra. “Não corremos na mesma equipe, mas tínhamos uma boa amizade. Sempre que possível, na sexta-feira do fim de semana de provas, saíamos para jantar.”

Para a prova especial , a Fórmula Vee terá um carro estilizado, como o que era pilotado por Niki Lauda em 1969. O modelo terá cor verde e os patrocinadores que apoiavam o piloto na época.

Leia também:  Jair Bolsonaro apoia Neymar após acusação de estupro: "Eu acredito nele"

As provas do GP Niki Lauda , sábado, em Interlagos, serão às 11h10 e às 13h35. Antes, às 8h55, será realizado o treino classificatório. Na sexta-feira, acontecem dois treinos livres, às 8h e às 12h05. A entrada ao público é gratuita e será realizada pelo portão 07.