Tamanho do texto

Tem corrida com carro fantasiado, tratores e de buggys nas duas de Natal

Quando o assunto é automobilismo , o Brasil é um país reconhecido mundialmente pela qualidade de seus pilotos. Já no campo da criatividade, os brasileiros dão show e inventam as mais diferentes soluções para lidar com as dificuldades do dia a dia. Agora, quando corridas e imaginação se unem, o sucesso é quase certo.

Leia também: Belos, só que não! Confira os 12 jogadores mais feios da história do futebol

Primeira edição do Red Bull Desafio das Dunas acontecerá no Rio Grande do Norte
Red Bull Desafio das Dunas - Fotos / Media Manager - Communication BR Image Asset
Primeira edição do Red Bull Desafio das Dunas acontecerá no Rio Grande do Norte

Para esquentar a semana que antecede o Grande Prêmio de Interlagos, em São Paulo, destacamos cinco corridas que são de tirar o fôlego e o juízo de qualquer apaixonado por velocidade. Passando por dunas, lama e asfalto, os pilotos brasileiros ‘bons de braço’ já se aventuraram com carros fantasiados, tratores e até um veículo, digamos assim, “esquelético”.

Confira cinco corridas malucas do Brasil

Corrida Nacional de Jericos Motorizados

Imagine um meio de transporte com o mínimo necessário para rodar: chassi, motor e rodas. É assim que dezenas de pessoas se aventuram nesta corrida tradicional de Rondônia em busca do título nacional de Jericos Motorizados. Os carros, que muitas vezes lembram somente o esqueleto de um veículo, disputam provas em um circuito de lama, conhecido como Jericódromo.

Leia também: "Eu sei como ele está", diz Felipe Massa sobre estado médico de Schumacher

O Jerico é um veículo bastante utilizado no campo por agricultores e profissionais da área. Ele é montado a partir de peças de diferentes carros, caminhonetes e caminhões. Os motores? Variam bastante de acordo com o que cada um possui, sendo eles geralmente de pequeno porte. Do evento nacional, somente há uma certeza: ninguém sai sem se sujar de lama.

Red Bull Soapbox

Que tal ver um forno a lenha com rodinhas? Ou um carro que retrata o período jurássico? E outro que homenageia personagens de desenhos que marcaram a sua infância? Talvez seja a corrida mais louca e apaixonante do mundo. Com bastante originalidade, os competidores precisam criar os seus carros não-motorizados e percorrer um circuito de 400m, com obstáculos. O vencedor é aquele que combinar melhor itens como originalidade, criatividade e velocidade.

Carro que homenageia personagens de desenhos participa do Red Bull Soapbox
Divulgação
Carro que homenageia personagens de desenhos participa do Red Bull Soapbox

O Red Bull Soapbox já ocorreu nas ladeiras brasileiras em cidades como Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO).

Arrancadão de Tratores

Inspirado em antigas arrancadas de motos, o Arrancadão de Tratores é uma prova que reúne bom público na região de Maripá (PR). A categoria mais famosa é a da arrancada, que é formada por dois tratores por vez, alinhados sobre um terreno de asfalto ou concreto. Ao sinal verde, os pilotos percorrem 200 m de distância e vence quem cruzar primeiro a linha de chegada. O circuito conta com sensores que fornecem dados computadorizados sobre os tempos da prova. A pista, aliás, é conhecida como Tratoródromo.

Red Bull Desafio das Dunas

Inédito, o torneio busca encontrar o ‘bugueiro’ mais rápido do País. A competição acontecerá no dia 25 de novembro, nas dunas de Pitangui, no município de Extremoz (RN), e reunirá os melhores pilotos do Brasil. Com vagas limitadas, a corrida contará com duas categorias separadas: buggy e gaiolas.

Leia também: Sem projeto, Brasil não terá piloto na F1 pela primeira vez desde 1970: "Triste"

Em ambas as categorias, todos os pilotos terão a chance de concluir o circuito por duas vezes – com a quantidade de baterias ainda a ser definida. Ao final das duas rodadas, o piloto com a maior pontuação de cada bateria avança à final, que terá um confronto único de cinco a seis voltas. Vence quem completar o trajeto primeiro.

Demolicar

É uma competição que reúne grande público em busca de adrenalina e destruição de carros. De acordo com o regulamento, permanece na disputa o carro que ‘sobreviver’ às pancadas ao longo das baterias. Acontece em Sumaré (SP) e, nos últimos anos, ganhou exposições de carros tunados e de sons automotivos. Os veículos da competição são todos modificados para aguentarem os impactos, recebem uma pintura estilizada por seus donos e, dentro das arenas de barro, disputam a sobrevivência em busca do título.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.