Tamanho do texto

Italiano completou corrida em quinto, mesmo com estado físico ainda debilitado. Marc Márquez venceu

Valentino Rossi voltou às pistas poucos dias depois de passar por cirurgia na perna
Reprodução / MotoGP
Valentino Rossi voltou às pistas poucos dias depois de passar por cirurgia na perna

Se o espanhol Marc Márquez venceu de maneira brilhante o Grande Prêmio de Aragão de MotoGP , as atenções na pista voltaram-se todas para o multicampeão Valentino Rossi neste domingo.

Leria também: Schumacher está "muito fraco" e família cogita seguir tratamento nos EUA

24 dias depois de ter sofrido uma dupla fratura na perna direita, ao quebrar a fíbula e a tíbia, Valentino Rossi conseguiu completar a prova e terminou na quinta colocação. A previsão de retorno do "Doutor" era apenas na segunda metade de outubro, mas ele voltou muito antes às pistas, deu show e acabou perdendo apenas uma corrida.

Com os resultados em Aragão, Márquez voltou a abrir vantagem na liderança da MotoGP com 224 pontos - 16 a mais que Andrea Dovizioso, que terminou em sétimo e ficou com apenas 208. Maverick Viñales vem em terceiro com 196 e Rossi está em quinto com 168.

O acidente

O piloto italiano Valentino Rossi foi operado com sucesso no começo de setembro, algumas horas após o grave acidente que sofreu durante os treinos para o Grande Prêmio de San Marino da MotoGP , que causou uma fratura na tíbia e na fíbula da perna direita.

Leia também: Acusado de sequestrar sogra do chefão da F1 diz que tudo foi "grande farsa"

O tempo de recuperação do italiano, segundo Raffaele Pascarella, médico responsável pela operação, seria de 30 a 40 dias. "A intervenção cirurgica durou uma hora e foi um sucesso. O processo de recuperação dependerá dele. Penso que Valentino Rossi deverá ficar de 30 a 40 dias de repouso", informou.

Leia também: Pilota de 19 anos quer provar que mulheres podem, sim, competir na F1

"A perna está inchada, mas é normal. Em dois ou três dias, acredito que estará melhor. A fratura da tíbia era muito semelhante a que ele teve em 2010, mas, a da fíbula, foi perto do joelho. Por sorte, não estava exposta ", disse o médico na ocasião.

Carreira 

Italiano de Urbino, em Marcas, Valentino Rossi começou a carreira em 1996 nas provas de 125 cilindradas. Passou para as de 250 cilindradas dois anos depois e para as 500 cilindradas em 2000. Em 2002, estreou na Moto GP e foi campeão já na primeira temporada, assim como em 2003, 2004, 2005, 2008 e 2009.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.