Quem acompanha as provas de automobilismo, seja em carros ou motos, sabe que uma das grades atrações dos eventos são as belas moças contratadas para embelezar esse universo considerado masculino. Elas são conhecidas popularmente como "grid girls", mas também recebem as alcunhas de "pit babes" ou "paddock girls".
Leia tanbém: Lutar MMA usando apenas lingerie? Elas fazem isso! Confira as imagens
O fato é que essas mulheres estão no centro de algumas discussões nos últimos tempos. Há quem diga que as " grid girls " correm sério risco de extinção, uma vez que a sua presença nos autódromos pelo mundo tem sido bastante questionada, principalmente pela onda feminista que toma conta da sociedade atualmente.
Leia também: Conheça Melody Donchet, a francesa que "assombra" o mundo do freestyle
Nesta semana, a polêmica aconteceu na Espanha, onde a Câmara Municipal de Jerez de La Frontera, cidade que acolhe uma das principais provas do campeonato mundial de MotoGP, está a pressionando os patrocinadores e organizadores do evento no sentido de acabar com a função dessas garotas nos circuitos.
Confira fotos de "grid girls" na F1, MotoGP, Stock Car e muito mais:
A reponsável pelo projeto de tentar acabar de vez com as beldades no mundo do esporte a motor - e também em outros esportes - é a vereadora Kika González. "O uso de mulheres em competições esportivas contribuem para a propaganda de uma imagem hipersexualizada, associada a um tipo de beleza", explicou a política espanhola ao jornal "El Mundo".
Vereadora tem apoio
A vice-prefeita de Jerez La Frontera, Carmen Collado, se mostrou totalmente a favor do pedido de González e deve apoiar o projeto. "Concordo plenamente. Quando se exige que as mulheres usem certo tipo de roupa, com certas medidas, para se conseguir um trabalho, elas estão indo seriamente contra sua liberdade e dignidade.
Leia também: Modelo larga as passarelas e vira jogadora de futebol profissional; veja fotos
Outra com coro parecido é a vereadora Isabel Paredes. "No século XXI não pode ser permitido que se usem homem ou mulher como objeto".
Diante de tudo isso, os espectadores do automobilismo têm sido o único grupo de oposição a este projeto político de Jerez que visa acabar com as "grid girls". Os torcedores e fãs da cidade espanhola se dizem "em favor das liberdades individuais e contra as minorias que querem impor suas posições que minam liberdade de mulheres que trabalham".