Fifa confirma Mundial de Clubes no formato atual até 2023
redacao@odia.com.br (O Dia)
Fifa confirma Mundial de Clubes no formato atual até 2023
redacao@odia.com.br (O Dia)

Rio - Após muita expectativa, a Fifa decidiu manter para as edições de 2022 e 2023 o formato do Mundial de Clubes com sete equipes. Em seu orçamento para a competição do ano que vem, a entidade estimou o gasto em até 20 milhões de dólares (cerca de R$ 100 milhões). O valor está em documento aprovado nesta quinta-feira pelo Conselho da entidade. As informações são do portal "UOL".

Vale lembrar que calendário de 2022 será bastante apertado por conta da disputa da Copa do Mundo do Catar , que irá acontecer no fim do ano. Com isso, é bem provável que a edição do Mundial de Clubes desde ano aconteça novamente em fevereiro do ano que vem, assim como aconteceu com a edição do ano passado que aconteceu neste mês, já em 2022.

A edição de deverá acontecer em dezembro do ano que vem, o que deve fazer com que dois Mundiais de Clubes aconteçam no mesmo ano. Para 2024, a Fifa tem possibilidades de tirar do papel o Super Mundial de Clubes, com 24 participantes, com até oito europeus e seis sul-americanos.

Leia Também

A pandemia frustrou a entidade ao impedir a realização do Mundial remodelado que ocorreria entre junho e julho do ano passado, na China. Com torneios de seleções, como a Eurocopa e a Copa América , adiados de 2020 justamente para o meio do ano passado ficou inviável estrear o novo Mundial, que ocuparia no calendário o espaço da deficitária Copa das Confederações .

O Mundial de Clubes  neste formato com sete concorrentes começou em 2005, no Japão. Em 2000, no Brasil, a Fifa organizou seu primeiro campeonato de clubes com oito participantes, em parceria com a empresa de marketing esportivo ISL, mas a falência do patrocinador encerrou o formato, que teria sequência em 2001 na Espanha.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!