Senna venceu difícil prova em Portugal e se consagrou em condições desfavoráveis, como em piso molhado
Pinterest
Senna venceu difícil prova em Portugal e se consagrou em condições desfavoráveis, como em piso molhado

Em um dia chuvoso, Ayrton Senna tinha sua primeira vitória a Fórmula 1 em Estoril (Portugal). Foi apenas sua segunda corrida ao volante do Lotus 97T, e a 16ª prova na principal categoria do automobilismo mundial. Apesar das condições severas do tempo, o brasileiro conseguiu uma vantagem de 3 segundos do seu companheiro de equipe, Elio de Angelis, logo na primeira volta.

LEIA MAIS: Ayrton Senna ouviu proposta para defender a Ferrari quatro dias antes de morrer

Entre outros fatos marcantes da corrida, destaca-se a enorme habilidade de Senna ao pilotar na chuva e o fato do Lotus 97T nunca ter sido testado daquelas condições, portanto foi uma aventura em um mundo desconhecido. Além disso, durante o treino de aquecimento, o carro também demostrou problemas no sistema de transmissão e recebeu um conjunto mecânico novo para largar. 

Você viu?

Depois que venceu, Senna chegou a comentar que o carro estava muito bom, exceto pelos freios, mas por causa da chuva forte não precisou exigir muito deles. A partir da grande vitória, o piloto brasileiro passou a ficar marcado por ser especialista em ter excelente desempenho em desfavoráveis condições climáticas, tanto que, ao longo das 67 voltas, aconteceram vários acidentes e o campeão escapou de rodar por duas vezes.

Além de ter vencido a prova em Portugal, Senna ficou com a melhor volta. O segundo colocado a cruzar a linha de chegada foi o italiano Michelle Alboreto, da Ferrari, com o francês Patrick Tambay, da Renault, e terceiro lugar. Depois da vitória, o líder da prova foi ovacionado e quebrou o jejum de três anos sem vitória da Lotus .

LEIA MAIS: Kobra pinta mural em homenagem a Senna no autódromo que tirou sua vida

Mas não foi em 1985 que Senna conquistou seu primeiro campeonato mundial de Fórmula 1, o que aconteceu três anos depois, na McLaren-Honda. Porém, houve mais vitórias pela Lotus, como a primeira em Mônaco, em 1987, com patrocínio principal da Camel.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!