Publicidade
Publicidade - Super banner
Pan
enhanced by Google
 

Primo pobre da ginástica busca experiência em Guadalajara

Equipe do trampolim do Brasil disputa etapa da Copa do Mundo para fazer ajustes antes do Pan 2011

Ana Carolina Cordovano, especial para o iG, em São Paulo |

Divulgação
A ginasta Daiane Cardoso Lima integrará a equipe do Brasil na Copa do Mundo da República Tcheca
Modalidade menos conhecida entre as ginásticas, o trampolim rendeu uma medalha logo em sua estreia nos Jogos Pan-Americanos. Foi o bronze no individual da ginasta Giovanna Matheus no Rio-2007. Giovanna, assim como Carlos Ramirez, quinto colocado no Rio-2007, e Rafael Andrade, oitavo, vão representar o Brasil no Pan de Guadalajara, a partir de 14 de outubro. A equipe contará com mais uma ginasta, Daienne Cardoso Lima.

Antes do Pan, porém, a equipe brasileira participa, no próximo final de semana, da etapa da Copa do Mundo de Jablonec, na República Tcheca. Nesta competição, Taissa Garcia reforça o time.

Como a ginástica de trampolim ainda é pouco representativa no Brasil, os ginastas não têm tanta bagagem de competição internacional como os companheiros da ginástica artística e até da GRD (ginástica rítmica desportiva). Por isso, a expectativa é que a prova na República Tcheca traga experiência para eles. Em julho, na etapa do Japão da Copa do Mundo, pela primeira vez na história, o Brasil conseguiu ter um atleta no masculino e outra no feminino disputando final de um torneio desse nível. Giovanna conquistou o bronze, e Ramirez ficou em sexto lugar.

A técnica Tatiana Figueiredo espera que seus pupilos aproveitem ao máximo a competição. Assim chegarão mais preparados para as duas competições que têm pela frente. “A Copa do Mundo será importante para motivá-los e dar mais experiência internacional nessa reta final de preparação para o Pan (em outubro) e para o Mundial (em novembro)”, disse.

Veja também: Seleção brasileira fará último estágio de treinos antes do Pan no Rio

Na etapa da Copa do Mundo da República Tcheca, os brasileiros terão a oportunidade de enfrentar ginastas canadenses e mexicanos, possíveis rivais em Guadalajara. “Será um teste antes das próximas competições. E poderemos observar detalhes que ainda precisamos ajustar”, explicou Ramirez.

Após a competição no final de semana, a equipe brasileira volta ao país e embarca para o Pan dia 9 de outubro. A competição de trampolim será nos dias 17 e 18 de outubro, no Complexo Nissan de ginástica, em Guadalajara.

Leia tudo sobre: Pan 2011ginástica trampolim

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG