
O Presidente da FIFA, Gianni Infantino, falou em um evento da Copa do Mundo de Clubes, em Manhattan, Nova York (EUA), sobre o processo da criação da nova competição.
Segundo Infantino, "já era hora de alguém inventar uma Copa do Mundo de Clubes". O presidente da maior federação de futebol citou indiretamente o Brasil, ao afirmar que "há 100 anos, sabemos qual é o melhor país do mundo, mas não sabemos realmente qual o melhor time" .
A seleção brasileira é a mais vitoriosa desde as primeiras edições da Copa do Mundo. Para o comandante da FIFA, este novo formato "é uma verdadeira Copa do Mundo com as melhores equipes e os melhores jogadores".
Rebate às críticas
Durante a fala, obtida pelo jornal The Athletic , Infantino explicou que é normal algumas críticas a algo inédito. Segundo a imprensa britânica, a organização global de jogadores FIFPro se manifestou abertamente sobre as exigências adicionais que um torneio expandido impõe aos profissionais.
Também foram citados os jogos com grandes quantidades de ingressos não vendidos, que não atingiram a adesão de público esperado.
O chefe da FIFA acompanhou representantes da Juventus, da Itália, em visita ao presidente norte-americano Donald Trump na Casa Branca.
O discurso em Nova York acontece no dia em que os ataques americanos foram lançados contra o Irã, um possível problema para a FIFA, já que o país se classificou para a Copa do Mundo do próximo verão, que os EUA dividirão com o Canadá e o México.
Infantino fala em sucesso
Apesar das críticas, o presidente da FIFA insiste que o torneio começou com sucesso. "Bem, acho que os jogadores que jogam estão adorando", disse.
Ele citou Harry Kane, do Bayern de Munique, que falou sobre a atmosfera animada que vivenciou na noite de sexta-feira (20) em Miami, elogiando a torcida do Boca Juniors.
“Harry Kane deu uma entrevista dizendo: 'É uma competição fantástica. É linda'” , disse Infantino. “Eles [jogadores] adoram. Aqueles que não estão lá, é claro, adorariam estar" .