Quatro jogos agitaram a 11ª rodada do Brasileirão 2018 na tarde deste domingo. No Castelão, o Ceará recebeu o Palmeiras e empatou em 2 a 2, já no Independência, Atlético Mineiro e Fluminense fizeram gols de sete gols, com vantagem para os alvinegros: 5 a 2, em sua Arena, o Grêmio venceu o América Mineiro pelo placar mínimo e o Bahia arrancou empate em 3 a 3 com o Botafogo na Fonte Nova após estar duas vezes atrás do placar.
Leia também: Confira como está a tabela atualizada do Campeonato Brasileiro
Os três pontos do Atlético Mineiro fizeram a equipe subir para a segunda colocação no Brasileirão , com 20 pontos. O Grêmio subiu para quarto, agora com 19 pontos, e o Palmeiras, que chegou a ser vice-líder, com 18 pontos é o quinto colocado. O Fluminense, que acumula três derrotas seguidas é o 11º, com 14, o Botafogo está em 12º, também com 14, o América é o 13º, com 13, O Bahia tem nove pontos na vice-lanterna e o Ceará segue sem vencer e na última posição, com cinco pontos.
Fortaleza
O Palmeiras começou muito bem e logo aos cinco minutos fez seu primeiro gol, com Thiago Santos, de cabeça, após cobrança de escanteio de Dudu. Após perder boa chance com Ricardinho, o Ceará foi castigado aos 22 minutos, quando Lucas Lima roubou boa de Luiz Otávio, passou para Hyoran, que serviu Willian, que devolveu e cruzou para Dudu ter o trabalho de empurrar e ampliar para o Palmeiras.
Aos 25 minutos, no entanto, o Ceará respondeu com cruzamento de Samuel Xavier da direita que chegou para Felipe Azevedo cabecear sozinho para o fundo do gol. O time da casa seguiu pressionando e teve duas boas chances de empatar, mas não conseguiu.
Se no primeiro tempo as chances foram logo nos primeiros minutos, no segundo, ela veio apenas aos 15. Marcos Rocha lançou Edu Dracena, que dominou no peito e bateu firme sem ângulo, a bola bateu no travessão e saiu.
Na sequência da partida, o Ceará até que tentou pressionar, mas não conseguiu assustar Jaílson, enquanto o Palmeiras administrava o resultado. Aos 31, outra boa chance palmeirense. Willian serviu para Hyoran na entrada da área, que pegou de primeira e mandou pra fora.
Quando a partida parecia definida, aos 42 minutos, Pio cruzou na área palmeirense, Felipe Azevedo desviou e Elton, aquele, empurrou para o fundo do gol em saída errada de Jaílson. Foi o empate do Ceará. O Palmeiras foi pra cima tentar os três pontos e teve boa chance com Moisés, mas o goleiro Éverson fez grande defesa. Aos 50 minutos, o árbitro finalizou a partida em Fortaleza.
Belo Horizonte
Dentre os quatro jogos da tarde, o do Independência foi o mais agitado no primeiro tempo. O Atlético Mineiro já havia perdido duas chances e o Fluminense uma. Mas aos 28 minutos, após escanteio, o lateral direito Gilberto cabeceou e marcou para o time carioca.
O time mineiro foi para cima em busca do empate e desperdiçou outras duas boas chances até que aos 34 minutos Patric cruzou, Leonardo Silva dominou e chutou forte para as redes. Já aos 45, Roger Guedes recebeu bom passe, ajeitou o corpo e mandou no ângulo de Júlio César, virando a partida. Deu tempo, no entanto, para Pedro empatar, aos 47, após falha bizonha de Patric.
Leia também: Brasil domina a Áustria e vence em último amistoso antes da Copa do Mundo
Com Pedro, o Fluminense teve boa chance de virar a partida logo aos três minutos, mas ele acabou finalizando para fora praticamente da marca do pênalti. Aos 12, Tomás Andrade chutou bem, a bola bateu na trave, no corpo do goleiro e não entrou, seria o terceiro do Galo.
Seis minutos depois, ele não desperdiçou. A bola sobrou na entrada da área e Tomás Andrade bateu de primeira. Desta vez ela morreu no fundo das redes, foi o terceiro gol do Atlético. Aos 21, Ricardo Oliveira perdeu boa chance de ampliar na frente do goleiro do Flu.
Aos 41, no entanto, em falta da entrada da área, o experiente atacante não desperdiçou, cobrou com estilo e ampliou para o Atlético Mineiro. E cabia mais. Aos 49, Ricardo Oliveira deu bom passe para Róger Guedes, que deixou zagueiro no chão e tocou para o fundo das redes. Grande gol, o quinto dos mineiros. Aos 52, fim do jogo para grande vitória do agora vice-líder.
Porto Alegre
Éverton, que vive boa fase em 2018, fez o gol do Grêmio no primeiro tempo. Ele foi lançado por Cícero, driblou um jogador do América e completou para as redes. Antes, ele já havia colocado uma bola na trave e o time mineiro pouco ameaçado.
Na etapa final, o América quase empatou logo aos três minutos em chute de Gerson Magrão, mas Grohe defendeu. Éverton teve outra boa chance aos oito minutos e Cícero aos dez, mas sem sucesso. Se não conseguia marcar, ao menos o Grêmio não sofria e encurralava o time mineiro em seu campo aos 30 minutos.
Aos 37, Éverton recebeu e quase fez o segundo, mas Jori fez ótima defesa. Aos 46 minutos, a melhor chance do América Mineiro. Rafael Moura aproveitou cruzamento, finalizou firme de cabeça, mas Marcelo Grohe fez uma grande defesa e impediu o empate. Aos 48, o árbitro encerrou a partida com vitória dos gaúchos.
Salvador
O primeiro tempo na Arena Fonte Nova terminou tudo igual. Aos 11 minutos, Marcinho cruzou, a bola sobrou para Rodrigo Lindoso, que serviu Kieza. O ex-atacante do Bahia completou para o gol e abriu o placar para o Botafogo. Depois de perder algumas ótimas chances de empatar, o Bahia conseguiu marcar com Régis, aos 48 minutos, de pênalti.
No início da segunda etapa, Kieza recebeu cruzamento de Leonardo Valencia e cabeceou bem para fazer o segundo dele e do Botafogo. O Bahia teve boa chance aos 12 em chute de Gregore, mas Jefferson defendeu. Aos 27, no entanto, ele não conseguiu evitar o gol de empate feito por Vinícius, que finalizou livre de marcação após falha na saída de bola botafoguense.
Em busca do terceiro, o Bahia chegou a pressionar, mas aos 38 minutos, Léo Valencia cobrou falta no ângulo esquerdo de Douglas e fez o terceiro do Botafogo na Fonte Nova. Mas os donos da casa não desistiram e aos 48 minutos Allione buscou o empate após cruzamento de Nino Paraíba. Ele, baixinho, subiu entre os defensores e finalizou sozinho para empatar a partida. Aos 50, fim do duelo em Salvador e tudo igual em jogo de seis gols.
Leia também: Salah ironiza Sergio Ramos e diz que não desculpou zagueiro espanhol
Mais dois jogos complementam a 11ª rodada do Brasileirão : Santos x Internacional, na Vila Belmiro, e Flamengo x Paraná, no Maracanã. Ambos começam às 19h. Antes da pausa para a Copa do Mundo, acontecerá a 12ª rodada, dividida entre terça e quarta-feira.