Após reunião da Fifa, Flamengo se oficializou como campeão mundial por vitória em cima do Liverpool em 1981
Reprodução
Após reunião da Fifa, Flamengo se oficializou como campeão mundial por vitória em cima do Liverpool em 1981

Em reunião realizada nesta sexta-feira (27), na cidade indiana de Calcutá, o conselho da Fifa decidiu reconhecer os campeões da Copa Intercontinental entre 1960 e 2004 como legítimos campeões mundiais. Desta forma, quatro clubes brasileiros tiveram suas conquistas oficializadas pela entidade máxima do futebol .

LEIA TAMBÉM: Brasil pode ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2030; entenda

Com a decisão da Fifa , o Flamengo, torna-se campeão mundial pela vitória em cima do Liverpool no ano de 1981. A equipe, na época liderada por Zico, venceu o time inglês por 3 a 1 no Japão. Dois anos mais tarde, os gaúchos venceram os alemães de Hamburgo por 2 a1. Já o Santos, oficializa suas duas estrelas com os troféus conquistados com Pelé em 1962 e 1963. O São Paulo, por sua vez, campeão em 1992 e 1993, conta também com o mundial de 2005, ano no qual o torneio entrou no atual formato.

O pedido de reconhecimento havia sido feito por Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol , em junho deste ano. Com definição feita na Índia, o dirigente agradeceu a decisão. "Agradeço a aprovação do Conselho da Fifa da proposta da Conmebol de reconhecer os títulos de Copas Intercontinentais como Mundial de Clubes", disse.





LEIA TAMBÉM: "Neymar se dedica a irritar os rivais. É insuportável", dispara campeão mundial

Brasil com mais títulos

Com a mais nova decisão da Fifa, o Brasil se torna o país que mais possui títulos mundiais. São 10 troféus no total, conquistados por seis clubes: São Paulo (1992, 1993, 2005), Corinthians (2000 e 2012), Santos (1962 e 1963), Internacional (2006), Grêmio (1983) e Flamengo (1981).

Argentina, Espanha e Itália computam nove títulos cada um. Os hermanos têm o Boca Juniors, Independiente, Vélez Sársfield, River Plate, Estudiantes e Racing. Já os espanhóis contam com o Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madri. Pela Itália, outros três campeões: Milan, Internazionale de Milão e Juventus.

LEIA TAMBÉM: Jogador arranca à lá Usain Bolt para fazer gol na Indonésia; assista ao vídeo

E o Palmeiras?

O Palmeiras, que alega ter vencido o Mundial de 1951, não teve seu caso discutido nesta ocasião. Naquele ano em questão, a Libertadores ainda não existia. Da mesma forma, o Fluminense também buscava seu reconhecimento de campeão mundial, mas nesta definição da Fifa, ambos os times permanecem sem o título de campeão mundial de clubes.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!