Em reunião realizada nesta sexta-feira (27), na cidade indiana de Calcutá, o conselho da Fifa decidiu reconhecer os campeões da Copa Intercontinental entre 1960 e 2004 como legítimos campeões mundiais. Desta forma, quatro clubes brasileiros tiveram suas conquistas oficializadas pela entidade máxima do futebol .
LEIA TAMBÉM: Brasil pode ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2030; entenda
Com a decisão da Fifa , o Flamengo, torna-se campeão mundial pela vitória em cima do Liverpool no ano de 1981. A equipe, na época liderada por Zico, venceu o time inglês por 3 a 1 no Japão. Dois anos mais tarde, os gaúchos venceram os alemães de Hamburgo por 2 a1. Já o Santos, oficializa suas duas estrelas com os troféus conquistados com Pelé em 1962 e 1963. O São Paulo, por sua vez, campeão em 1992 e 1993, conta também com o mundial de 2005, ano no qual o torneio entrou no atual formato.
O pedido de reconhecimento havia sido feito por Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol , em junho deste ano. Com definição feita na Índia, o dirigente agradeceu a decisão. "Agradeço a aprovação do Conselho da Fifa da proposta da Conmebol de reconhecer os títulos de Copas Intercontinentais como Mundial de Clubes", disse.
LEIA TAMBÉM: "Neymar se dedica a irritar os rivais. É insuportável", dispara campeão mundial
Brasil com mais títulos
Com a mais nova decisão da Fifa, o Brasil se torna o país que mais possui títulos mundiais. São 10 troféus no total, conquistados por seis clubes: São Paulo (1992, 1993, 2005), Corinthians (2000 e 2012), Santos (1962 e 1963), Internacional (2006), Grêmio (1983) e Flamengo (1981).
Argentina, Espanha e Itália computam nove títulos cada um. Os hermanos têm o Boca Juniors, Independiente, Vélez Sársfield, River Plate, Estudiantes e Racing. Já os espanhóis contam com o Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madri. Pela Itália, outros três campeões: Milan, Internazionale de Milão e Juventus.
LEIA TAMBÉM: Jogador arranca à lá Usain Bolt para fazer gol na Indonésia; assista ao vídeo
E o Palmeiras?
O Palmeiras, que alega ter vencido o Mundial de 1951, não teve seu caso discutido nesta ocasião. Naquele ano em questão, a Libertadores ainda não existia. Da mesma forma, o Fluminense também buscava seu reconhecimento de campeão mundial, mas nesta definição da Fifa, ambos os times permanecem sem o título de campeão mundial de clubes.