O Campeonato Brasileiro de 1987, tido como um dos mais polêmicos da história, se tornou tema de livro nesse mês. Concluído há 30 anos, o torneio segue em pauta, já que Sport e Flamengo brigam pelo título brasileiro de 1987. Escrito pelos jornalistas André Gallindo e Cassio Zirpoli, e lançado pelas editoras Onze Cultural e Zinerama, "1987 – De fato, de direito e de cabeça" promete esclarecer muitas dúvidas dos torcedores.

Leia também: Entenda por que o Palmeiras é considerado eneacampeão brasileiro

Com prefácio escrito pelo jornalista da TV Globo, Tino Marcos, o livro traz os ambientes político e do futebol no país desde os anos de 1970, que têm efeitos diretos sobre o Brasileiro de 1987 . Dentro disso, a criação do finado Clube dos 13 e a proposta de campeonato que excluía equipes com direito esportivo adquirido, preteridas em nome da Copa União.

A controversa Taça das Bolinhas. Ninguém ficou com ela por conta da polêmica sobre o Brasileiro de 1987
Divulgação
A controversa Taça das Bolinhas. Ninguém ficou com ela por conta da polêmica sobre o Brasileiro de 1987

"O ano de 1987 ultrapassou as páginas esportivas. Ocupou cadernos policiais, jurídicos. Esse livro, fruto de longa e ampliada pesquisa, apresenta todos os lados que se enfrentaram nos gramados, nas salas de reuniões, nos tribunais. Do Rio de Janeiro a Porto Alegre, de Campinas a Recife. São incontáveis histórias, que esclarecem todos os pontos daquele campeonato, e que mereciam estar reunidas num livro", diz Gallindo.

Leia também: Tevez é afastado em seu clube na China: "Não pode jogar porque está gordo"

Recheado de fotos e reproduções da época, a publicação apresenta entrevistas com figuras como Tite, Ricardo Rocha, Zico, Emerson Leão, Arnaldo Cezar Coelho, Márcio Braga, Eurico Miranda, Homero Lacerda e Juninho Pernambucano, além de analisar sentenças judiciais que confirmam o título do Sport.

 A investigação de André Gallindo e Cassio Zirpoli revela ao país do futebol detalhes inéditos da competição e desfaz mitos que alimentaram as polêmicas sobre aquela edição do Campeonato Brasileiro. 

Leia também: Neymar ironiza rival com beijinho, aponta placar e se nega a cumprimentá-lo

Zagueiro Estevam ergue a Taça das Bolinhas após o título do Sport na Ilha do Retiro, com 1 a 0 sobre o Guarani
Reprodução
Zagueiro Estevam ergue a Taça das Bolinhas após o título do Sport na Ilha do Retiro, com 1 a 0 sobre o Guarani

"O Brasileiro de 1987 é o 'mais longo' da história e é também o mais complexo. Mas, entre tantas informações, é possível contá-lo de forma linear, quebrando várias 'verdades' construídas ao longo dos anos e que colaboraram bastante sobre a má compreensão do campeão. Com fatos registrados em todos os cantos, depoimentos de personagens decisivos e vários documentos, mostramos porque existe apenas um campeão, o mesmo de sempre, o Sport", salienta Zirpoli.

Como adquirir

A pré-venda sobre o livro que esclarece quem conquistou o título do brasileiro de 1987 já está aberta, e as entregas acontecerão a partir do dia 16 de outubro. A aquisição pode ser feita por meio deste link , e o valor é de R$ 40.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!