Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Pelo tri, Espanha encara Portugal e Cristiano Ronaldo nas semifinais da Euro

Seleção lusa quer se vingar da derrota para os rivais ibéricos na Copa do Mundo de 2010

iG São Paulo | - Atualizada às

A seleção da Espanha enfrenta Portugal nesta quarta-feira, em partida válida pelas semifinais da Euro 2012, na Donbass Arena, em Donetsk (Ucrânia), tentando seguir no caminho para a conquista do tricampeonato da competição, mas para isso terá o trabalho de bater o time comandado por Cristiano Ronaldo, embalado por três vitórias seguidas. A partida está marcada para às 15h45min (horário de Brasília).

Quem vai à final: Portugal ou Espanha? Deixe seu comentário!

Reuters
Cristiano Ronaldo: artilheiro da Euro 2012

O retrospecto para os espanhois é positivo, já que nenhuma outra seleção derrotou a "Fúria" em uma semifinal da competição continental. Além disso, a Espanha só perdeu três de seus últimos 47 jogos, conquistando 41 vitórias. Na bagagem já são 18 jogos de série invicta, já que sua última derrota foi para a Suíça em 2010, na primeira rodada da Copa do Mundo.

VEJA: Técnico da Espanha elogia Portugal e pensa em anular Ronaldo

Do lado espanhol, o técnico Vicente del Bosque deve manter a mesma escalação da boa vitória diante da França, podendo apenas mudar o ataque, colocando Fernando Torres em campo, em substituição a Fábregas. O goleiro Casillas está prestes a completar a marca de 300 minutos sem levar um gol na Euro 2012, e tem o desafio de enfrentar o artilheiro Cristiano Ronaldo em um ótimo momento.

E MAIS: Cristiano Ronaldo descarta pressão especial por enfrentar Espanha

A zaga, formada por Sergio Ramos e Piqué, é um dos pontos fortes da equipe na competição. Mas o ponto principal da "Fúria é o meio-campo, que conta com jogadores técnicos, como David Silva, Xabi Alonso, Iniesta e Xavi. A Espanha, inclusive, derrotou os franceses com dois gols do volante Xabi Alonso nas quartas. Veja fotos dos treinos para as semis:

Já a seleção de Portugal deseja voltar a uma final de Eurocopa após ter perdido a decisão de 2004 para a Grécia, em uma dolorosa derrota para o futebol do país, que foi o anfitrião da competição. Os portugueses possuem uma base consistente, com uma zaga segura, formada por Pepe e Bruno Alves, e conta com dois pontas habilidosos, Nani e o astro da Euro, Cristiano Ronaldo.

VOTE: Qual semifinalista da Euro tem a camisa mais bonita?

"Jogos como esse são sempre bastante competitivos e equilibrados, pois a Espanha sempre conta com grandes jogadores à disposição. Acredito que não será diferente desta vez. Essas partidas são decididas nos detalhes, e espero que Portugal seja mais forte neste sentido", disse o atacante do Real Madrid, que terá um esquema de marcação especial elaborado pelo técnico rival, Vicente del Bosque.

EFE
Iniesta está confirmado no meio-campo espanhol

"Vamos tentar desativá-lo. O melhor exemplo de como fazer isso foi na última Copa do Mundo, com uma marcação com colaboração permanente contra ele (Cristiano Ronaldo), que nos deu um bom resultado. Vamos tentar isso na quarta-feira. Com outros nomes, mas a ideia será a mesma", afirmou o treinador espanhol.

VOTE: Quem é o craque da Euro 2012?

Cristiano Ronaldo foi decisivo nas vitórias sobre Holanda e República Checa, marcando três gols nos últimos dois jogos, tornando-se assim um dos artilheiros da Euro. O único desfalque na seleção portuguesa é o do atacante Helder Postiga, com uma lesão muscular na coxa direita. Hugo Almeida, que substituiu o titular contra a República Checa, será o titular.

O retrospecto no confronto não é muito favorável aos lusos, já que nos 34 jogos entre as duas equipes, perderam 16 vezes, empataram 12 e ganharam apenas 6 partidas, com o último duelo entre os dois países terminando com uma goleada por 4 a 0 para os espanhóis. Contudo, em duas partidas em Eurocopa, os portugueses venceram uma vez e houve um empate.

FICHA TÉCNICA - Portugal x Espanha
Eurocopa 2012 - Semifinal
Local: Donbass Arena, em Donetsk-UCR
Data: 27 de junho de 2012, quarta-feira
Horário: 15h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Cuneyt Cakir (TUR)
Assistentes: Bahattin Duran e Tarik Ongun (ambos TUR)

PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Fabio Coentrão; Raúl Meireles, Miguel Veloso e João Moutinho; Nani, Hugo Almeida e Cristiano Ronaldo Técnico: Paulo Bento

ESPANHA: Casillas; Arbeloa, Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Xabi Alonso, Xavi, Iniesta e David Silva; Fernando Torres Técnico: Vicente del Bosque

Leia tudo sobre: Futebol MundialEuro 2012EspanhaPortugalCristiano RonaldoXaviIniesta

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG