Futebol
09/02 - 18:34, atualizada às 21:01 09/02
Palmeiras lembra 96 e tenta chegar aos 50 gols
Média de 2,80 gols por partida pode levar o Verdão a repetir metade da façanha do esquadrão de 13 anos atrás
Por Renan Justi, da Footstats
- Camisa nove evita comparações com time de 96: "Temos humildade"
- Edmílson previne Keirrison para não repetir Thiago Neves
- Keirrison: "Preciso me machucar para ser pênalti?"
- Vídeo: Para Luxa, Palmeiras tem que manter pés no chão
SÃO PAULO - Não é por acaso que o próprio técnico Vanderlei Luxemburgo comparou recentemente o atual time do Palmeiras ao que ele próprio dirigiu no ano de 96. O "novo" Palmeiras, rápido e avassalador no ataque, é isolado o time de melhor campanha e de mais gols marcados: 14 pelo Campeonato Paulista. E basta os números melhorarem um pouco para se aproximar dos feitos do time que fez história há 13 anos.
Em 1996, com 102 gols em 30 jogos, o Verdão teve média de 3,4 gols por partida. No Paulistão 2009, já disputou 5 jogos e marcou 14 gols, com média um pouco inferior àquela: 2,8 gols por jogo. Como tem menos jogos a disputar, não tem como chegar aos 100 gols. Mas o incvrível aproveitamento do ataque permite ao torcedor sonhar com números próximos aos de 1996.
Se o ritmo ofensivo for mantido, com Keirrison marcando mais de um gol por partida e Lenny sempre oportunista, crescem as chances de o Palmeiras se tornar o melhor ataque dos últimos dez anos. O índice de 46% de aproveitamento nas finalizações do Verdão reforça essa possibilidade, sendo bastante superior ao dos rivais São Paulo (33%) e Corinthians (36%).
Garantia de muitos gols, aliás, foi a principal marca dos dois últimos elencos palmeirenses campeões paulistas (96 e 08). O título mais recente teve Alex Mineiro jogando em todas as partidas e na artilharia do Paulistão. O centroavante, hoje no Grêmio, foi responsável direto por 33,3% dos gols daquele time; em 96, Rivaldo e cia. chegaram à imbatível marca de 102 gols em 30 rodadas. Neste ano, porém, os podem jogar no máximo 23 vezes.
Entre os clubes, de 1996 pra cá, apenas o Corinthians, em 1997 teve uma marca expressiva, com 58 gols, porém participando de 26 jogos – três a mais que o regulamento atual permite. Quem por pouco chegou próximo da provável marca de gols palmeirenses neste ano foram São Paulo e União São João, que conseguiram anotar 49 gols em 2005 e 2002, respectivamente.
Leia mais sobre: Palmeiras Keirrison Rivaldo
> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG
Gazeta Press
Rivaldo e Luizão
Palmeiras fez 102 gols em 1996. Agora, com menos jogos a disputar, pode alcançar a metade
- Armero lamenta desfalcar Palmeiras contra Atlético-MG
- Atacante Robert treina em dia de folga no Palmeiras
- Após priorizar treino físico, Palmeiras folga no Dia dos Pais
- Palmeiras faz treino físico na Academia antes de folga
- Pierre e Diego Souza aprovam diretoria e esquecem propostas
- Palmeiras crê em organização e cuidado para vencer no Mineirão
- Sanchez admite sondagem por Robert, novo atacante do Verdão
-
Últimas de Esporte
- Vídeo: Neymar comemora gols na Vila Belmiro
- No clássico de Viena, Rapid goleia Austria
- Morre Juan Carlos Muñoz, ex-atacante do River Plate
- Fã de Cilinho, Silas só decide futuro após campeonato
- Vídeo: Assista aos melhores momentos de Botafogo x São Paulo
- Blog do Helena: Tropeços e alívios
- Angelim acusa mala branca do São Paulo. Goiás desmente
- Na Rússia, esquenta a briga por vaga na Liga dos Campeões