Djokovic foi deportado e não jogará o Australian Open
Reprodução / Instagram
Djokovic foi deportado e não jogará o Australian Open

Após ter o cancelamento de seu visto ratificado pela Corte Federal e recebido ordem de deportação da Austrália neste domingo, o tenista Novak Djokovic embarcou em um voo rumo a Dubai por volta das 8h55. Pouco antes de deixar a Austrália, onde tentava liberação para atuar no Australian Open, o sérvio divulgou comunicado oficial lamentando a decisão.

Veja abaixo galeria de fotos de Djokovic:


Djoko afirmou que cooperaria com as autoridades e respeita a decisão, mas se disse "desapontado". O jogador prometeu tirar um tempo para descansar e se recuperar antes de falar mais sobre o assunto.

Na nota, ele agradece família, amigos, equipe e fãs e "deseja o melhor" para os atletas e demais envolvidos no torneio.

"Me sinto desconfortável pelo foco das últimas semanas ter sido em mim e espero que agora todos possamos focar no jogo e no torneio que eu amo. Desejo aos jogadores, ao torneio, aos executivos, funcionários, voluntários e fãs tudo de melhor", diz trecho do comunicado.

Confira o comunicado completo:

"Gostaria de fazer um breve comunicado sobre o resultado da audiência de hoje. Vou tirar um tempo para descansar e me recuperar antes de fazer grandes comentários além deste.

Leia Também

Estou extremamente desapontado com a decisão da Corte Federal de negar meu recurso sobre a decisão do Ministro de cancelar meu visto, o que acarretou em eu não poder permanecer na Austrália e jogar o Australian Open.

Respeito a decisão da Corte e cooperarei com as autoridades relevantes em relação a minha partida.

Me sinto desconfortável pelo foco das últimas semanas ter sido em mim e espero que agora todos possamos focar no jogo e no torneio que eu amo. Desejo aos jogadores, ao torneio, aos executivos, funcionários, voluntários e fãs tudo de melhor.

Por fim, gostaria de agredecer à minha família, amigos, equipe, apoiadores, fãs e meus colegas sérvios por seu apoio contínuo. Vocês todos foram uma grande fonte força para mim".

Entenda o caso
Djokovic tentava reverter o cancelamento de seu visto, medida do ministro da Imigração, Alex Hawke. O sérvio vinha em longa batalha política e judicial para tentar entrar no país sem estar vacinado contra a Covid-19. Em um primeiro julgamento, o juiz Anthony Kelly liberou sua entrada permanência, e o tenista chegou a treinar nas quadras de Melbourne. Mas na sexta-feira, Hawke usou do seu poder para cancelar a autorização e o atleta acabou detido por agentes de imigração no sábado, dois dias antes do Australian Open.

Dias antes, Djoko já havia passado algumas noites num centro de detenção de imigrantes assim que chegou ao país. As autoridades da fronteira não consideraram suficientes as alegações do tenista de que havia recebido uma exceção médica do governo do estado de Victoria e da Tennis Australia, organizadora do Australian Open, para entrar no país sem o imunizante, uma vez que havia se contaminado com o vírus no dia 16 de dezembro.

Djokovic é o atual e maior vencedor do Australian Open, com nove troféus. O sérvio está empatado com Roger Federer e Rafael Nadal como recordista histórico de Grand Slams, os quatro principais torneios do tênis — dos quais o campeonato australiano faz parte. Cada um ganhou 20 títulos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!