Rafael Nadal não perdeu nenhum set na campanha do 10° título em Roland Garros
Reprodução/Facebook/ATP World Tour
Rafael Nadal não perdeu nenhum set na campanha do 10° título em Roland Garros

Rei do saibro, o tenista espanhol Rafael Nadal não tomou conhecimento de Stan Wawrinka e conquistou o 10° título de sua carreira de Roland Garros ao vencer o suíço, neste domingo (11), na final, por 3 sets a 0 (6/2, 6/3, 6/1).

Com um ótimo saque e seu forehand mais em dia do que nunca, Nadal simplesmente não deu chances para Wawrinka, atacando as linhas com uma consistência assustadora e protagonizando lances impressionantes como o que pode ser visto abaixo.

As bolas no fundo de quadra incomodaram Wawrinka durante boa parte da decisão na capital francesa. Ainda no primeiro set, o suíço, número 3 do ranking da ATP, viu que o dia não seria fácil ao ser obrigado a defender seu saque por nove minutos para finalmente confirmá-lo e deixar tudo igual em 2 a 2. Os esforços de Wawrinka, no entanto, não foram suficientes para segurar um Nadal confiante, agressivo e que pouco errou.

Com a vitória deste domingo, Nadal agora amplia a vantagem no confronto direto contra Wawrinka. São 16 vitórias para o espanhol, contra apenas três do suíço. A última derrota de Nadal para Wawrinka foi em 2014, na decisão do Australian Open.

Rafael Nadal com seu 10° troféu de Roland Garros
Reprodução/Facebook/ATP World Tour
Rafael Nadal com seu 10° troféu de Roland Garros

Recordes de Nadal

Aos 31 anos, o "Touro" não cedeu nenhum set durante sua vitoriosa campanha em Paris, repetindo algo que já havia feito em 2008 e em 2010. Ao longo de sete partidas foram apenas 35 games perdidos, três a menos do recorde de 1978 de Bjorn Borg.

A vitória em Paris faz ainda com que o espanhol suba alguns degraus em rankings nos quais apenas lendas vivas do tênis fazem parte. Na lista de maiores vencedores de Grand Slams entre os homens, Nadal, com a 15ª conquista, ultrapassou os 14 títulos de Pete Sampras e está a três dos 18 canecos de Roger Federer.

Já entre os maiores vencedores de um mesmo Grand Slam, seja homem ou mulher, o atual número 4 do mundo está a apenas um título de igualar Margaret Court, vencedora do Australian Open em 11 oportunidades.

Homenagens a Guga

Antes da decisão, o ex-tenista brasileiro Gustavo Kuerten foi o centro das atenções na quadra Philippe Chatrier ao ser homenageado pelos 20 anos do seu primeiro título de Roland Garros. "É muita emoção estar aqui e poder ser reconhecido. O tênis contribuiu demais na construção dos meus valores e da minha história. Só posso agradecer", disse Guga, falando em francês, ao receber o anel do Hall da Fame do tênis.

Jelena Ostapenko vence Roland Garros pela primeira vez
Reprodução/Facebook/WTA
Jelena Ostapenko vence Roland Garros pela primeira vez

Surpresa da Letônia vence no feminino

Se na final masculina deu a "lógica", com o 10° título de Nadal, na decisão do feminino, disputada ontem (10), deu a "surpresa". A letã Jelena Ostapenko, de apenas 20 anos e que não era cabeça-de-chave da competição, derrotou a romena Simona Halep por 2 sets a 1 (4/6, 6/4 e 6/3) e conquistou o primeiro título da carreira como profissional. Curiosamente, Ostapenko nasceu em 8 de junho de 1997, mesmo dia em que Guga erguia seu primeiro troféu de Roland Garros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!