Tamanho do texto

No feminino, Venus Williams está na semifinal depois de 14 anos; ela se tornou a mulher mais velha a chegar nesta fase desde Navratilova, em 1994

Roger Federer venceu Mischa Zverev por 3 sets a 0 e está na semifinal do Aberto da Austrália
Ben Solomon/Tennis Australia
Roger Federer venceu Mischa Zverev por 3 sets a 0 e está na semifinal do Aberto da Austrália

Roger Federer está, mais uma vez, na semifinal do Aberto da Austrália. Nesta terça-feira (24), em Melbourne o suíço venceu o alemão Mischa Zverev, que havia eliminado o número 1 do mundo, Andy Murray nas oitavas, por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 7/5 e 6/2, e agora irá enfrentar seu compatriota e quarto no ranking da ATP, Stan Wawrinka.

LEIA MAIS: Primeiro Grand Slam do ano, Aberto da Austrália aumenta premiação em R$12,3 milhões

Como de costume, Zverev subiu à rede diversas vezes e fez Federer trabalhar muito em 1 hora e 32 minutos de jogo. Foram 60 bolas vencedoras para o suíço, que estava seis meses sem jogar após passar por uma cirurgia no joelho esquerdo. Ele tenta voltar à final após sete anos, já que em 2010 foi a última vez que sagrou-se campeão no piso duro australiano.

"Eu nunca pensei que iria chegar tão longe e aqui estou, ainda em pé. Uma semifinal contra Stan, não poderia ser mais frio", afirmou Federer ainda em quadra.

LEIA MAIS: Tenista surdo busca top 100 e afirma que não ouvir durante o jogo é uma vantagem

Seu adversário, Wawrinka, é o último campeão do Aberto dos Estados Unidos. Nas quartas de final, ele venceu o francês Jo-Wilfried Tsonga por 3 sets a 0, 7/6, 6/4 e 6/3. Ele venceu o torneio uma vez, em 2015, contra o espanhol Rafael Nadal.

Feminino

Quem também tem motivos para sorrir é a norte-americana Venus Williams. A 17ª colocada no ranking da WTA venceu, nesta terça, a russa Anastasia Pavlyuchenkova por 2 sets a 0 (6/4 e 7/6) e pela terceira vez na carreira chegou à semifinal do Aberto da Austrália. A última vez que ela tinha ficado entre as quatro melhores do primeiro Grand Slam do ano, foi em 2003, ou seja, há 14 anos.

Venus Williams é a tenista mais velha a chegar na semifinal do Aberto da Austrália desde Martina Navratilova, em 1994
Ben Solomon/Tennis Australia
Venus Williams é a tenista mais velha a chegar na semifinal do Aberto da Austrália desde Martina Navratilova, em 1994

Em 1 hora e 47 minutos de jogo, a irmã Williams mais velha não perdeu nenhum set até agora em Melbourne. Agora é irá enfrentar a compatriota e norte-americana Coco Vandeweghe, que venceu a espanhola Garbiñe Muguruza por 2 sets a 0 (6/4 e 6/0).

LEIA MAIS: Nadal bate Monfils e pegará Raonic nas quartas do Aberto da Austrália

Estou tão animada por poder jogar bem novamente e vencer mais um jogo. Estou muito feliz só pela oportunidade de estar aqui. Foi difícil jogar neste sol, principalmente contra uma jogadora explosiva. Não tive um começo de ano fácil, sofri uma lesão no cotovelo, e seguir adiante na Austrália é maravilhoso. Fiquei satisfeita e quero ir além", disse a tenista de 36 anos, que se tornou a mulher mais velha a chegar a uma semifinal de Grand Slam desde Martina Navratilova, em Wimbledon 1994.

A outra semifinal será definida dos duelos entre Rafael Nadal x Milos Ranonic e David Goffin x Grigor Dimitrov. Roger Federer é o maior campeão de Grand Slams da história, com 17.