Tamanho do texto

Em mais de três horas de jogo, espanhol venceu o francês por 3 sets a 1 e agora terá pela frente o atual número 3 do mundo; Serena também avançou

Rafael Nadal venceu Gael Monfils e voltou às quartas de final do Aberto da Austrália após quatro anos
Reprodução/Twitter/AustralianOpen
Rafael Nadal venceu Gael Monfils e voltou às quartas de final do Aberto da Austrália após quatro anos

Nesta segunda-feira (23), o espanhol Rafael Nadal venceu o francês Gael Monfils por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/3, 4/6 e 6/4, e voltou a se garantir nas quartas de final de um torneio de Grand Slam. Esta é a 30ª vez que ele se garante nesta fase em um dos quatro grandes torneios do ano.

LEIA MAIS: Federer bate Nishikori e pega algoz de Murray nas quartas do Aberto da Austrália

Este foi o 13º triunfo de Nadal sobre Monfils em 15 duelos. A última derrota foi no Torneio de Doha, em 2012. O ex-número 1 do mundo agora irá enfrentar o canadense Milos Raonic, que antes bateu o espanhol Roberto Bautista Agut, por 3 sets a 1 (7/6, 3/6, 6/4 e 6/1).

"Estou muito feliz por estar de volta nas quartas de final de um Grand Slam após alguns anos. A torcida daqui está sempre me apoiando. Eu só quero dizer muito obrigado a todos", afirmou Rafael logo após a partida.

"Agora estou um pouco cansado, mas provavelmente amanhã estarei um pouco melhor. Eu só preciso jogar muito, muito bem [contra Raonic] .Ele é o terceiro jogador do mundo, ele é um jogador com um saque surpreendente. Vou precisar aproveitar minhas oportunidades", continuou.

LEIA MAIS: Novak Djokovic cai para 117º do mundo e tem pior derrota em Grand Slam

Com a classificação de Nadal, todos os confrontos das quartas de final masculina no simples estão definidos. Roger Federer x Mischa Zverev; Stan Wawrinka x Jo-Wilfried Tsonga; Rafael Nadal x Milos Raonic; David Goffin x Grigor Dimitrov.

Serena Avança

Mais cedo, a norte-americana Serena Williams se esforçou muito para vencer a tcheca Barbora Strycova, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4, em 1 hora e 46 minutos de jogo, e avançar às quartas de final do Aberto da Austrália. Ela irá enfrentar a britânica Johanna Kota, que venceu a russa Ekaterina Makarova por 2 sets a 0 (6/1 e 6/4).

"Não tive meu dia com meu melhor saque, mas fiz bons pontos, espero melhorar meu serviço no próximo dia", disse a atual número 2 do ranking da WTA.

LEIA MAIS: Tenista surdo busca top 100 e afirma que não ouvir durante o jogo é uma vantagem

Após ser eliminado de forma precoce em 2015 (terceira fase) e 2016 (oitavas de final) Nadal segue em busca do segundo título no Aberto da Austrália após oito anos, já que venceu no longínquo 2009. Seu último título em Grand Slam foi em 2014, em Roland Garros, onde ele, inclusive, é grande especialista, com 9 títulos.