O suíço Roger Federer venceu o japonês Kei Nishikori pelas oitavas de final do Aberto da Austrália, neste domingo (22), por 3 sets a 2, com parciais de 6/7 (4), 6/4, 6/1, 3/6 e 6/3, em mais de três horas de jogo e avançou, pela 49ª vez, para as quartas de final em torneios de Grand Slam.
LEIA MAIS: Djokovic cai para 117º do mundo e tem pior derrota em Grand Slam
Com o resultado, Federer ampliou o recorde em vitórias em Gran Slam. Com 311 triunfos, ele se distância ainda mais da ex-tenista Martina Navratilova. Ele havia se firmado na primeira colocação no ano passado, quando chegou às semi-finais de Wimbledon.
Atualmente na 17ª colocação do ranking da ATP, o suíço conseguiu 72 bolas vencedoras, 21 aces, além de 47 erros não forçados para vencer o japonês, quinto colocado, que acertou 42 bolas, teve 32 erros não forçados e ainda sofreu com dores nas costas.
LEIA MAIS: Tenista surdo busca top 100 e afirma que não ouvir durante o jogo é uma vantagem
O adversário de Federer será o russo Misha Zverev, que venceu o número 1 do mundo, Andy Murray por 3 sets a 1, parciais de 7/5, 5/7, 6/2 e 6/4, em três horas e 34 minutos de jogo. Com a eliminação, o britânico segue a sina de nunca ter conquistado o torneio australiano.
"Tudo é novo para mim, jogar contra Roger seria um sonho porque é meu jogador favorito", afirmou Mischa, número 50 do mundo, após o jogo.
FEMININO
Quem também se classificou para as quartas de final foi a norte-americana Venus Williams, que venceu a alemã Mona Barthel por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/5. Ela irá enfrentar a russa Anastasia Pavlyuchenkova, número 27 do mundo.
LEIA MAIS: Primeiro Grand Slam do ano, Aberto da Austrália aumenta premiação em R$12,3 milhões
"Nasci para jogar este esporte. Sou grande, alta e bato forte. Estava destinada a isso", disse a irmã mais velha de Serena Williams e atual 17ª colocada no ranking da WTA.
Roger Federer, aos 35 anos, busca o 18º título de Grand Slam de sua carreira.