Novak Djokovic salta para devolver bola durante partida do Aberto da Austrália
Reprodução/Twitter/AustralianOpen
Novak Djokovic salta para devolver bola durante partida do Aberto da Austrália

O Aberto da Austrália, tradicional torneio que abre o ano do tênis, viu, de forma inesperada, Novak Djokovic, número dois do mundo, ser eliminado pelo uzbeque Denis Istomin, 117º colocado no ranking da ATP, nesta quinta-feira (19). Pela segunda rodada, o sérvio perdeu por 3 sets a 2, com parciais de 7/6 (10-8), 5/7, 2/6, 7/6 (7-5) e 6/4.

LEIA MAIS: Aberto da Austrália aumenta premiação em R$12,3 milhões

Esta foi a primeira derrota de Djokovic para um tenista acima da 100ª colocação do ranking em um Grand Slam. Antes, seu pior revés foi para o russo Marat Safin, então 85º colocado, em Wimbledon 2008. Além disso, foi o pior resultado do sérvio desde 2006, isto é, há 11 anos, quand caiu na primeira rodada, aos 18 anos. Desde então, foi eliminado nas oitavas em 2007 e depois chegou, pelo menos, até as quartas. Conquistou o título seis vezes e é o atual bicampeão.

"Todo o crédito para Denis. Ele foi o melhor jogador nos momentos decisivos. Ele acelerou, jogou de forma agressiva, sacou bem, muito preciso. É um jogo de tênis. Em um determinado momento, você vai perder. Nada é impossível", afirmou Djoko.

LEIA MAIS: Tenista surdo busca top 100 e afirma que não ouvir durante o jogo é uma vantagem

"Todo o crédito para Denis. Ele foi o melhor jogador nos momentos decisivos. Ele acelerou, jogou de forma agressiva, sacou bem, muito preciso. É um jogo de tênis. Em um determinado momento, você vai perder. Nada é impossível", continuou.

Após o título de Roland Garros, o sérvio não manteve a regularidade e perdeu a primeira posição do ranking para o britânico Andy Murray. Com essa derrota, Novak deixou a chance de se tornar o maior campeão do Aberto da Austrália de forma isolada, já que está empatado com Roy Emerson, com seis troféus.

Denis Istomin comemora muito após derrotar Djoko na segunda rodada do Aberto da Austrália
Ben Solomon/Tennis Australia
Denis Istomin comemora muito após derrotar Djoko na segunda rodada do Aberto da Austrália

Istomin, por sua vez, só havia conseguido chegar à terceira rodada outras duas vezes no Grand Slam australiano. Se considerarmos os quatro Majors, seu melhor resultado foi as oitavas de final, no Aberto dos Estados Unidos, em 2013, e em Wimbledon, em 2012. Ele havia enfrentado o sérvio cinco vezes e perdido todas.

LEIA MAIS: Federer depois de seis meses longe das quadras: "Gostinho de aposentadoria"

"Foi a minha maior vitória na carreira. Agora sinto que posso jogar no mesmo nível desses caras", afirmou o uzbeque.

Sobre o Grand Slam

O Aberto da Austrália é o primeiro Grand Slam do tênis mundial e foi inaugurado em 1905, sendo o mais "novo" dos quatro. Além dele, os campeonatos da elite são compostos por Roland Garros, na França, inaugurado em 1891 e acontece entre Maio e Junho. Depois dele é o mais antigo: Wimbledon, na Inglaterra, que começou em 1877. O ano de Grand Slam se encerra no Aberto dos Estados Unidos, que acontece entre agosto e setembro e foi inaugurado em 1881. Novak Djokovic já conquistou todos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!