Encerrada a quarta rodada na última quinta-feira, 9, a Libertadores começa a definir seus rumos para as oitavas de final. Se de um lado Atlético-MG e São Paulo já garantiram vaga, o Palmeiras ficou bem próximo da classificação, e o Flamengo convive com o risco de ser eliminado precocemente.
O Atlético-MG conseguiu a classificação ainda na terça, na vitória por 1 a 0, fora de casa, contra o Rosário Central, pelo Grupo G. No dia seguinte, foi a vez do São Paulo passar sem dificuldades pelo Cobresal e também garantir a classificação — ainda no Grupo B, o Talleres foi outro que ficou com a vaga na fase eliminatória.
Confira a classificação da Libertadores
Com goleada por 5 a 0 sobre o Liverpool, o Palmeiras precisa de apenas um ponto nas próximas duas rodadas ficar com a classificação antecipada no Grupo F. Bolívar e River Plate estão na mesma situação, com dez pontos, na liderança da sua chave.
No Grupo C, o Grêmio, com três pontos, ainda não jogou pela quarta rodada, contra o Huachipato. Para piorar, a próxima partida, diante do Estudiantes, não poderá ser realizada devido às enchentes no Rio Grande do Sul.
O atual campeão Fluminense é o líder isolado no Grupo A, com oito pontos, mas ainda não pôde confirmar matematicamente a classificação depois do 1 a 0, em Santiago, contra o Colo-Colo. No D, o Botafogo ganhou uma sobrevida ao bater a LDU por 2 a 1 no Nilton Santos ao somar seis pontos.
A situação mais complicada entre os brasileiros está no Grupo E, com o Flamengo. Na terça, o Rubro-negro perdeu por 1 a 0, fora de casa, para o modesto Palestino e se viu na terceira colocação do grupo, com quatro pontos, seis atrás do líder Bolívar.
A próxima rodada da fase de grupos da Libertadores começa na próxima terça e termina na quinta. A última rodada antes do mata-mata acontece na última semana de maio.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.