O Cruzeiro deve anunciar ainda nesta segunda-feira, 29, o novo sócio majoritário para a sua SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Ronaldo Fenômeno está em conversas avançadas com Pedro Lourenço para a venda de 90% das ações do clube por 600 milhões de reais.
Ronaldo assumiu o controle do Cruzeiro em dezembro de 2021, com promessa de investimento na casa dos 400 milhões de reais — 50 milhões de reais em valores iniciais e 350 milhões de reais por investimento direto ou incremento de receitas.
Ronaldo e Pedrinho, como é conhecido o dono da rede de supermercados BH, mantiveram contatos nos últimos meses para validar a compra. Em março de 2023, o empresário havia aportado 100 milhões de reais, que agora serão revertidos em 20% das ações.
Para os demais 70%, 150 milhões serão pagos ainda neste ano e 350 milhões ao longo de dez anos. O Cruzeiro Associação segue com 10% de ações.
Sob a administração de Pedrinho, Gabriel Lima continuará como CEO. Os dois já eram parceiros de negócios nos últimos anos e a relação é de confiança. Todas as responsabilidades impostas então à Tara Sports (empresa de Ronaldo), do pagamento das dívidas à administração do clube, passarão para a nova administração.
Ronaldo, que foi revelado pelo clube na década de 1990, devolveu a Raposa à elite do futebol nacional, com a conquista da Série B do Campeonato Brasileiro em 2022. Nesse período, viu o rival Atlético-MG conquistar o pentacampeonato do Mineiro, a Copa do Brasil (2021), o Brasileiro (2021) e a Supercopa do Brasil (2022). Além disso, os atleticanos também construíram a Arena MRV.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.