Jurgen Klopp e Liverpool vivem suas últimas semanas juntos, nesta reta final de temporada europeia. Ídolo dos Reds, o treinador comunicou que não segue no comando e as buscas por um substituto já começaram. Entre os especulados, o nome mais quente é de Arne Slot.
O holandês de 45 anos está no comando do Feyenoord, clube o qual comanda um grande trabalho. Slot tem contrato até 2026 no time da Holanda, mas já admitiu a vontade de assumir o novo desafio à frente do Liverpool.
Em entrevista à ESPN, ainda técnico revelou que as equipes já negociam. “Gostaria de me tornar o novo treinador do Liverpool, as minhas decisões são claras. Estão em negociações para acertar, estou esperando para ver o que vai acontecer”.
O Feyenoord está pronto para fechar o acordo para Arne Slot se tornar o novo técnico do Liverpool.
O acordo pode custar £13 milhões aos Reds e ser finalizado neste fim de semana.
pic.twitter.com/7Hwk562FDc
— Central Liverpool Brasil (@central_lfc_br) April 26, 2024
A fala de Arne Slot vai ao encontro da posição de Jurgen Klopp. O treinador que deixa o clube em breve negou ter participação direta na busca, mas revelou admiração pelo estilo de treinamentos do holandês.
“Não estou envolvido nesse processo com o clube. Gostaria muito que fosse ele a ficar com o cargo, está entusiasmado. Gosto da maneira como as equipas dele jogam e disseram-me que é boa pessoa, mas não sou eu que decido”, contou Klopp em entrevista coletiva.
No fim da última temporada, o holandês surgiu como desejo do Tottenham. Slot, porém, preferiu seguir no Feyenoord. Por lá, foi campeão da liga nacional e recusou a abordagem dos Spurs.
A trajetória de Arne SlotNascido em um pequeno vilarejo chamado Bergenthein, Slot iniciou sua trajetória no futebol ainda lá. Filho de um professor, Arne acompanhou desde os cinco anos seu pai em vestiários de times amadores que treinava. Com esse contato, tornou-se um meio-campista.
Como atleta, ele não teve uma carreira de grande sucesso e passou por Zwolle, NAC Breda e Sparta Rotterdam. Foi um meio-campista lembrado pela falta de velocidade e imposição física.
Por outro lado, a qualidade de passe e visão de jogo eram as principais características. Como disse seu ex-técnico, Jan Everse, à emissora NOS, a vitalidade não era algo do estilo de Slot. “Muitas pessoas pensavam que Arne era preguiçoso. Mas isso não estava certo. Você simplesmente não deveria esperar desarmes dele.”
A trajetória de Arne Slot dentro de campo chegou ao fim em 2013, ano em que completou 35 anos. Logo em seguida, no mesmo Zwolle, deu início a sua história como técnico.
Carreira como treinadorAs memórias das infância ao acompanhar seu pai eram sinais de que Slot poderia trabalhar como treinador. Mas para Ali Boussabon, ex-companheiro nos tempos de NAC Breda, a personalidade era um outro ponto que podia mostrar o caminho. “Nunca o ouvi xingar, nunca o ouvi dizer maldição. Nesse autocontrole eu já conseguia ver um treinador”, disse em entrevista ao The Guardian.
E a transição foi imediata. Assim que se aposentou da função de jogador, passou a integrar a comissão técnica e trabalhando como treinador da base do Zwolle. Simultaneamente, abriu uma empresa com seu irmão e começou a vender faixas de capitão para aumentar a renda.
No ano seguinte, passou a ser técnico assistente do Cambuur, onde ficou até 2017 antes de assumir a mesma função no AZ Alkmaar, clube no qual recebeu a primeira oportunidade como treinador principal, em 2019. O trabalho rendeu frutos positivos, com o vice-campeonato holandês na temporada 2019/20 e o terceiro lugar em 2020/21.
Daí em diante, passou a ser desejado no país e tomou o controle do Feyenoord. Nas duas primeiras temporadas, levou o time à final da Conference League de 2021/22 e venceu o Campeonato Holandês de 2022/23, encerrando hegemonia do Ajax e levando o título para Rotterdam após seis anos. Nesta temporada, venceu a Copa Holandesa.
Os times de Arne SlotO Feyenoord do jovem holandês se destaca por duas características centrais: ofensividade e intensidade em uma formação que varia entre 4-2-3-1 e 4-3-3. Em 146 partidas, viu seu time marcar 330 gols (2,2 por jogo) e sofrer 148, com direito a números muito positivos contra grandes rivais, como na goleada sobre o Ajax, no início de abril deste ano.
Uma boa definição para os times de Arne Slot é a busca por um jogo vistoso e alegre, como contou ao The Guardian: “Eu quero o maior número possível de bons jogadores de futebol no time e quero fazê-los trabalhar o máximo possível. Acredito que quando trabalhamos para aperfeiçoar nossos hábitos todos os dias, temos mais chances de ter sucesso.”
Entre as referências do holandês, estão Pep Guardiola e Lionel Messi. Em entrevista coletiva ainda no início do trabalho, ele chegou a exaltar o legado dos dois personagens lendários do futebol.
“Há duas pessoas que realmente enriqueceram o futebol nas últimas décadas, que nunca me decepcionaram. Esses são Messi e Guardiola.Messi tem tudo. As equipes de Guardiola sempre jogam futebol bom, dominante e bem pensado”, revelou.
Slot, contudo, também afirmou admiração por Jurgen Klopp, treinador atualmente dono do cargo que ele pode vir a assumir. “Então, é claro, também tem o Jürgen Klopp. Então, um Manchester Cit e Liverpool para mim é o melhor jogo.”
Entre as curiosidades por trás de Arne Slot, a característica de ser um aficcionado pelo trabalho está entre as mais pungentes. O holandês não se contenta apenas com consumir e estudar futebol e, como relata a imprensa europeia, tem um acervo de documentos sobre diversos esportes, além de acompanhar com frequência o basquete local.
O técnico também tem destaque pelo relacionamento com o vestiário e com a imprensa. Fora de campo, também é intenso com seus gostos, sendo um deles o estilo musical rap, o que já o fez viajar de Rotterdam para Amsterdam para assistir ao show do rapper holandês Jonna Fraser.
Em relato para o Sky Sports, o jornalista Marcel van der Kraan descreveu a personalidade do treinador. “O que sei sobre a pessoa Slot é que é envolvente, educado, muito sorridente, tem presença quente e carisma – e é engraçado.”
Apoio de Van BastenExpoente de uma nova geração holandesa, Arne Slot já recebeu as “bençãos” de Marco Van Basten, um dos maiores jogadores da história do futebol do país. Em entrevista ao talk show Rondo, da Ziggo Sport, o ex-atacante rasgou elogios a Slot e previu futuro de sucesso.
“Eu falei com ele algumas vezes e o que ele faz e como ele vê o jogo é muito impressionante. Ele se dá muito bem com o grupo de jogadores, tem excelentes habilidades táticas, pode explicar bem as coisas e é calmo e inteligente. Eu acho que ele pode ir a qualquer clube, mesmo aos clubes muito difíceis. Se consegue que AZ e Feyenoord joguem bom futebol, você também fará com que os grandes clubes joguem”, falou Van Basten.