Símbolo máximo da primeira conquista da seleção brasileira de futebol em Jogos Olímpicos, uma medalha de ouro foi colocada à venda. A comercialização da peça é feita pelo Memorabília do Esporte e está avaliada em 170.000 reais. A identidade do atleta e do comprador serão mantidas em sigilo.
A medalha, conquistada depois da vitória sobre a Alemanha na Rio-2016, é a única à venda no mundo e apresenta relativo estado de conservação (há uma pequena lasca na parte debaixo). Além da medalha, o estojo e o pin entregues aos campeões também estão no pacote.
“Essa medalha tem valores que vão muito além do financeiro, do valor de venda. Ela reúne uma vida de dedicação e entrega de um atleta. É um pedaço da história do esporte brasileiro”, disse o CEO da Memorabília, Samy Vaisman.
Só pode dar RT quem é PENTACAMPEÃO DO MUNDO e OURO OLÍMPICO! #Rio2016 #Futebol pic.twitter.com/2BWa0gENr7
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) August 21, 2016
O Brasil foi campeão contra a Alemanha, nos pênaltis, no Maracanã. Weverton, Marquinhos, Rodrigo Caio, Renato Augusto, Neymar, Gabigol e Gabriel Jesus eram os principais nomes do time treinado por Rogério Micale. O título olímpico, conquistado também em Tóquio-2020, era o único que faltava para a seleção.
Foram entregues 812 medalhas de ouro na Rio-2016. Confeccionadas pela Casa da Moeda do Brasil, as peças têm 85 mm de diâmetro, 500 gramas e é composta 92,5% de prata, 6,16% de cobre e 1,34% de ouro.
Parte do valor será destinado a iniciativas e/ou ações sociais.