O Bologna venceu a Roma na tarde desta segunda-feira, 22, e se aproximou de uma volta à Champions League depois de 60 anos de ausência. A modesta equipe do centro da Itália chegou a 62 pontos e abriu 7 de vantagem para o quinto colocado da Série A, a própria Roma, que estacionou nos 55. A Inter de Milão lidera com 83 pontos e está perto de mais um scudetto.
O jogo terminou em 3 a 1 para os visitantes, que abriram o marcador logo aos 14 minutos de partida, com El Azzouzi. Ainda no primeiro tempo, o Bologna conseguiu ampliar o placar com o holandês Joshua Zirkzee, destaque da equipe na temporada com 10 gols.
No segundo tempo, Sardar Azmoun ainda conseguiu recolocar a Roma no jogo, mas aos 65 minutos, o belga Alexis Saelemakers fechou o placar no Estádio Olímpico.
O Bologna é dirigido desde setembro de 2022 pelo técnico Thiago Motta, brasileiro naturalizado italiano com passagens vitoriosas como atleta por Barcelona, Inter de Milão e PSG. Considerado um dos treinadores mais promissores da atualidade, o ex-jogador de 41 anos minimizou rumores de uma possível saída.
“Eu vivo o presente, e meu presente é só o Bologna. Estou muito bem aqui. Estou aproveitando esse momento fantástico, e grande parte desse sucesso recente é pelo apoio da nossa torcida” apontou, em entrevista recente ao canal DAZN.
Os bolonheses comemoraram muito a vitória crucial na corrida pela vaga europeia. Restam cinco partidas para a confirmação da vaga direta para a fase de grupos da principal competição de clubes do mundo.
A última participação do time na Uefa Champions League foi na temporada 1964/65, quando foi eliminado na fase preliminar para o Anderlecht, da Bélgica. A edição foi vencida pela Inter de Milão, que bateu o Benfica no San Siro, em Milão.
O próximo jogo dos Rossoblù é no domingo, 28, às 10h contra a Udinese, em casa. A partida terá transmissão do Star+ para o Brasil inteiro.