Como jogam os times de Gabriel Milito, alvo do Atlético Mineiro
Foto: Reprodução
Como jogam os times de Gabriel Milito, alvo do Atlético Mineiro

O Atlético Mineiro agora busca um novo nome para assumir o comando da equipe. Após demitir Felipão a poucos dias das finais do Campeonato Mineiro e da estreia da Libertadores, a diretoria do Galo pensa em Gabriel Milito como primeira opção para assumir o cargo.

Aos 43 anos, o técnico está sem clube desde que deixou o Argentinos Juniors, em agosto de 2023. Milito comandou El Bicho de La Paternal desde o início de 2021, somando 135 partidas. Foram 57 vitórias, 35 empates e 43 derrotas, totalizando 50,8% de aproveitamento.

No período, o time de Buenos Aires chegou a duas semifinais: da Copa da Liga Argentina de 2022 e da Copa Argentina de 2021. Em 2023, conduziu o Argentinos Juniors a uma vitória sobre o Corinthians, na Neo Química Arena, pela fase de grupos da Libertadores. Acabou demitido dias depois de cair para o Fluminense nas oitavas da competição.

Ex-zagueiro de Independiente, da Argentina, Real Zaragoza e Barcelona, da Espanha, Milito iniciou sua carreira à beira do campo em 2015, no Estudiantes.

Gpic.twitter.com/JcR3aJF0HT

— FC Barcelona (@FCBarcelona_es) August 30, 2020

Depois, retornou ao Independiente para comandar a equipe, em 2017. Na sequência, treinou O’Higgins, do Chile, em 2018, e teve sua segunda passagem pelo Estudiantes, de 2019 a 2020.

Como jogam os times de Milito?

Especulado anteriormente em outros clubes brasileiros, Milito é um treinador que presa pelo jogo ofensivo. Em seu último trabalho, levou o Argentinos Juniors à posição de segundo time que mais criou grandes chances no Campeonato Argentino de 2022 e no terceiro lugar em 2023, segundo números do site Sofascore.

Zagueiro nos anos de jogador, o treinador opta por equipes que tenham a posse da bola. Nas temporadas recentes, montou uma equipe com três defensores, alas abertos, dois meio-campistas centrais e três jogadores mais ofensivos.

Em entrevista ao jornal La Nacion, Milito busca trabalhar a força mental do grupo. Em sua fala, o técnico também valorizou o espírito de competitividade: “Temos que jogar bem? Sim. Temos que defender bem? Sim. Mas o importante é que os jogadores acreditem e que quando saímos para jogar o mundo para, que nada mais importa, que durante esses 90 minutos não importa quem está à nossa frente e a motivação tem que ser desejo próprio. Obviamente o mais importante é o resultado, mas quero ver isso primeiro. A forma como você compete leva você ao resultado”.

“Gostamos de nos sentir confortáveis ​​e saber que podemos jogar de igual para igual contra todos. Ganhando ou perdendo, jogando melhor ou pior, tenho um jeito de jogar que é valente e atrevido. E é por isso que isso gera conexão entre o time e o torcedor. Somos uma equipe corajosa que ataca”, disse sobre o estilo de seu jogo, no fim do trabalho pelo Argentinos Juniors.

#AAAJ pic.twitter.com/lcaQbhOxH2

— Argentinos Juniors (@AAAJoficial) February 19, 2023

Uma característica de seus time é iniciar a construção desde os defensores, liberando o avanço dos zagueiros com a bola. Na construção, busca encontrar passes que quebrem as linhas de marcação adversária para progredir em campo.

No setor mais ofensivo, busca criar chances a partir de triangulações entre o ala, o meio-campista e o atacante do mesmo lado. Na hora de concluir as jogadas, as equipes treinadas por Milito costumam chegar na área com muitos jogadores para finalizar e buscar confundir a defesa rival.

Sem a bola, os times de Milito buscam retomar a posse de bola rapidamente, fazendo jus às alcunhas de “valente” e “atrevido”, como ele mesmo admitiu. Para se defender mais próximo de seu gol, varia entre linha de cinco e de quatro jogadores na última linha.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!