A edição de 2023 do Campeonato Brasileiro, enfim, chegou ao fim nesta quarta-feira, 6. Com definições na última rodada, tanto na parte de cima quanto na briga contra o rebaixamento, o principal torneio nacional do país reservou grandes emoções até o final. Portanto, confira abaixo o balanço geral da competição.
O título ficou pela segunda vez consecutiva com o Palmeiras, que terminou o Brasileirão com 70 pontos. Logo abaixo, com o vice-campeonato, figurou o Grêmio, com 68 tentos. O Atlético-MG foi o terceiro, enquanto o Flamengo completou o G4. Ambos somaram 66 unidades.
Ainda na lista dos classificados de maneira direta à fase de grupos da Copa Libertadores estão o Fluminense, sétimo colocado com 56, e o São Paulo, 11º com 53 pontos. O Tricolor Carioca garantiu vaga no torneio continental por ser o atual campeão. Já o clube do Morumbi se garantiu ao levantar a taça da Copa do Brasil.
As duas equipes que disputarão as fases preliminares da Libertadores são o Botafogo e o Red Bull Bragantino, quinto e sexto lugares, respectivamente. O Glorioso, que foi líder na maior parte da competição, por 31 rodadas, acumulou 64 pontos, dois a mais que o Massa Bruta.
Na Copa Sul-Americana estão garantidos, portanto, Athletico-PR (oitavo com 56), Internacional (nono com 55), Fortaleza (décimo com 54), Cuiabá (12º com 51), Corinthians (13º com 50) e Cruzeiro (12º com 47). Com a permanência na primeira divisão assegurada na última rodada, o Vasco terminou na 15ª posição, com 45 pontos, e o Bahia, na 16ª, com 44.
Por fim, os quatro clubes que jogarão a Série B do Campeonato Brasileiro em 2024 são: Santos (17º com 43), Goiás (18º com 38), Coritiba (19º com 30) e América-MG (20º com 24). Esta é a primeira vez na história que o Peixe cai para a segunda divisão.
Confira como ficou a situação das equipes no Brasileirão de 2023:
CAMPEÃO: Palmeiras
FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES: Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo, Fluminense e São Paulo
PRÉ-LIBERTADORES: Botafogo e Red Bull Bragantino
SUL-AMERICANA: Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro
REBAIXADOS: Santos, Goiás, Coritiba e América-MG