Ainda com reais chances de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, o Santos vive um ano dramático, que já impacta no planejamento para 2024. Pelas campanhas ruins nas competições deste ano, especialmente no Campeonato Paulista e na liga nacional, o Peixe não se classificou para a próxima edição da Copa do Brasil.
A ausência se dá pela mudança no critério de classificação para a competição, que antes seguia o ranking da CBF. Agora, as vagas são distribuídas conforme rendimento nas competições estaduais e nacionais do ano anterior.
Com isso, após ser derrotado na 36ª rodada pelo Fluminense, o Peixe perdeu qualquer chance de jogar a competição nacional em 2024. Para ficar com a vaga, o Peixe precisaria ser o time melhor classificado no Brasileirão entre os times que não disputarão a próxima Libertadores.
O regulamento da Copa do Brasil não prevê convites, ainda que o presidente Andres Rueda tenha dito que tem confiança em um convite por parte da CBF.
Confira quais times tradicionais ficaram de fora da Copa do Brasil de 2024:
Santos
A 12ª posição na classificação geral do Paulista e a possibilidade de rebaixamento no Brasileirão não classificaram o Peixe para a próxima Copa do Brasil. O time campeão em 2010 tem 21 participações no histórico.
Santa Cruz
Eliminado precocemente desta Série D e do Campeonato Pernambucano, o Santinha tem chance de não disputar nenhuma competição nacional em 2024.
Náutico
A queda na terceira fase da Copa do Brasil de 2023, a eliminação na fase inicial na Série D e a campanha pouco brilhante no estadual deixaram o Timbu sem vaga na competição de 2024.
Vila Nova
Ainda que a chance de um acesso para a elite nacional tenha sido real, o Vila não conseguiu assegurar sua participação na Copa do Brasil, especialmente pela campanha decepcionante no Campeonato Goiano.
Avaí
A temporada sem grandes brilhos do Avaí deixou a tradicional equipe catarinense fora da Copa do Brasil. Eliminado antes das fases mais agudas do estadual, Copa Santa Catarina e Copa do Brasil, o time não conseguiu assegurar sua posição e terá calendário mais vazio em 2024.
Chapecoense
Ainda que a manutenção na Série B tenha dado gosto menos amargo para o 2023 da Chape, a temporada abaixo resultou em ausência na Copa do Brasil de 2024. Os principais fracassos do ano foram no estadual e na Copa Santa Catarina.
Figueirense
Longe dos principais campeonatos nas últimas temporadas e quase rebaixado da terceira divisão neste ano, o Figueirense é mais um tradicional a ficar fora da competição. Vice-campeão em 2007, o time catarinense não ficava fora da Copa do Brasil desde 2012.
CSA
Pouco brilho em todas as competições da temporada culminaram na ausência do CSA da Copa do Brasil de 2024. Potência estadual, a equipe não repetiu as boas atuações e amargará um próximo ano com menos possibilidades de lucro.