Santos, Avaí, Náutico… os times tradicionais ausentes da Copa do Brasil 2024
Foto: Reprodução
Santos, Avaí, Náutico… os times tradicionais ausentes da Copa do Brasil 2024

Santos está fora da Copa do Brasil de 2024 - Raul Baretta / Santos

Ainda com reais chances de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, o Santos vive um ano dramático, que já impacta no planejamento para 2024. Pelas campanhas ruins nas competições deste ano, especialmente no Campeonato Paulista e na liga nacional, o Peixe não se classificou para a próxima edição da Copa do Brasil.

A ausência se dá pela mudança no critério de classificação para a competição, que antes seguia o ranking da CBF. Agora, as vagas são distribuídas conforme rendimento nas competições estaduais e nacionais do ano anterior.

O Santos não conseguiu ser eficiente e perdeu para o Athletico-PR por 3 a 0 na Ligga Arena, porém só depende de si para evitar o rebaixamento. Raul Baretta/Santos
JOÃO PAULO - Fez boas defesas no primeiro tempo, porém apesar de ter a visão encoberta e do chute ter sido forte, poderia ter evitado o gol de Vitor Bueno. NOTA: 5,5. - Ivan Storti/Santos FC
LUCAS BRAGA - Pouco participativo no apoio, não conseguiu ser uma arma ofensiva para o Peixe. Na defesa, não coibiu o lançamento que resultou no segundo gol do Athletico - NOTA: 5,0. Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
MESSIAS - O zagueiro não teve uma boa atuação e também estava mal posicionado no segundo gol do Furacão. Nas vezes em que os donos da casa incomodaram, o defensor não conseguiu ser eficiente nos desarmes e interceptações. NOTA: 5,0. Fotos: Raul Baretta/ Santos FC
JOAQUIM - Teve muito trabalho com Vitor Roque que se movimentou muito na frente, mas conseguiu ser eficiente na marcação do jovem. NOTA: 5,5. Foto: Raul Baretta/ Santos FC
DODÔ - Pouco participativo no jogo, foi tímido no apoio e insuficiente na defesa. Com isso, foi substituído no segundo tempo. NOTA: 4,5. Foto: Divulgação Santos
RÍNCON - Trabalhou bem nas transições ofensivas e se desdobrou na marcação sendo um dos mais empenhados no meio de campo santista. NOTA: 5,5.  Foto: Divulgação/Santosfc.com.br
RODRIGO FERNÁNDEZ: Cumpriu bem o seu papel na marcação, mas poderia ter qualificado melhor a saída de bola. NOTA: 5,5. Fotos: Raul Baretta/ Santos FC.
JEAN LUCAS - Teve oportunidade de finalizar e chegou com frequência na área, porém não conseguiu ser letal.Na marcação, cumpriu bem seu papel. NOTA: 6,0. Foto: Ivan Storti/Santos FC
NONATO - Teve liberdade para chegar ao ataque, mas pecou na eficiência e tomadas de decisão, errando a última bola. NOTA: 5,5.  Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
SOTELDO - Foi o jogador mais agudo do Santos, sendo aquele que tentou construir seja por dentro ou em velocidade. No entanto, errou praticamente tudo que tentou. NOTA: 5,5.  Foto: Raul Baretta - Santos FC
JULIO FURCH -Até que brigou bastante na frente, mas a bola pouco chegou em condições para finalizar e levar perigo à meta adversária. NOTA: 4,5. Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
MENDOZA -  Entrou no segundo tempo, e o segundo gol foi todo construído nas suas costas, dando espaço na marcação. NOTA: 4,0. Foto - Divulgação Santos
MARCOS LEONARDO - Entrou quando a equipe já perdia por 2 a 0 e não teve o que fazer para o Santos reagir. NOTA: 5,5. Foto: Raul Baretta / Santos FC
LUCAS LIMA - Entrou para tentar qualificar a construção das jogadas, mas o time já estava entregue. NOTA: 5,5.  Raul Baretta/ Santos FC.
GABRIEL INOCÊNCIO - Entrou no fim e não teve tempo ara ser efetivo e ajudar a equipe. SEM NOTA. Fotos: Raul Baretta/ Santos FC.
MORELOS - Entrou no fim e não teve tempo ara ser efetivo e ajudar a equipe. SEM NOTA. Foto: Raul Baretta / Santos FC)
MARCELO FERNANDES - Foi muito mal nas substituções e demorou para colcoar peças de mais qualidade coo Lucas Lima e Marcos Leonardo, quando o time só perdia por um gol de diferença e necessitava pontuar. NOTA: 4,0 - Fotos: Raul Baretta/ Santos FC.
Foto: Reprodução: Jogada10


Com isso, após ser derrotado na 36ª rodada pelo Fluminense, o Peixe perdeu qualquer chance de jogar a competição nacional em 2024. Para ficar com a vaga, o Peixe precisaria ser o time melhor classificado no Brasileirão entre os times que não disputarão a próxima Libertadores.

O regulamento da Copa do Brasil não prevê convites, ainda que o presidente Andres Rueda tenha dito que tem confiança em um convite por parte da CBF.

Confira quais times tradicionais ficaram de fora da Copa do Brasil de 2024:

Santos

A 12ª posição na classificação geral do Paulista e a possibilidade de rebaixamento no Brasileirão não classificaram o Peixe para a próxima Copa do Brasil. O time campeão em 2010 tem 21 participações no histórico.

Santa Cruz

Eliminado precocemente desta Série D e do Campeonato Pernambucano, o Santinha tem chance de não disputar nenhuma competição nacional em 2024.

Náutico

A queda na terceira fase da Copa do Brasil de 2023, a eliminação na fase inicial na Série D e a campanha pouco brilhante no estadual deixaram o Timbu sem vaga na competição de 2024.

Vila Nova

Ainda que a chance de um acesso para a elite nacional tenha sido real, o Vila não conseguiu assegurar sua participação na Copa do Brasil, especialmente pela campanha decepcionante no Campeonato Goiano.

Avaí

A temporada sem grandes brilhos do Avaí deixou a tradicional equipe catarinense fora da Copa do Brasil. Eliminado antes das fases mais agudas do estadual, Copa Santa Catarina e Copa do Brasil, o time não conseguiu assegurar sua posição e terá calendário mais vazio em 2024.

Chapecoense

Ainda que a manutenção na Série B tenha dado gosto menos amargo para o 2023 da Chape, a temporada abaixo resultou em ausência na Copa do Brasil de 2024. Os principais fracassos do ano foram no estadual e na Copa Santa Catarina.

Figueirense

Longe dos principais campeonatos nas últimas temporadas e quase rebaixado da terceira divisão neste ano, o Figueirense é mais um tradicional a ficar fora da competição. Vice-campeão em 2007, o time catarinense não ficava fora da Copa do Brasil desde 2012.

CSA

Pouco brilho em todas as competições da temporada culminaram na ausência do CSA da Copa do Brasil de 2024. Potência estadual, a equipe não repetiu as boas atuações e amargará um próximo ano com menos possibilidades de lucro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!