O São Paulo ainda vive momentos de euforia após a conquista inédita da Copa do Brasil. No entanto, três dias depois de levantar o troféu, o Tricolor volta a campo pelo Campeonato Brasileiro, em partida que poderia ter clima de festa, mas está rondada por tensão.
Nesta quarta-feira, 27, às 19h (de Brasília), a equipe comandada por Dorival Júnior enfrenta o Coritiba, no Morumbi, como uma espécie de nova “final” contra a proximidade do Z-4.
Em 14º lugar com 28 pontos, o São Paulo está a três do Bahia, o primeiro time do Z-4. Segundo projeções matemáticas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), as chances atuais de queda são de 16,2%.
Com um jogo a menos, uma vitória alçaria o Tricolor aos 31 pontos, na décima posição, aliviando a situação da tabela. A equipe paulista, porém, não vence há oito jogos na competição.
A sequência também pode ser um peso, tendo em vista os dois próximos adversários. Após o duelo contra o Coxa, o São Paulo recebe o Corinthians, grande rival e adversário direto na parte baixa da tabela. Na outra rodada, vai ao Rio de Janeiro enfrentar o emergente Vasco, embalado após o retorno da Data Fifa.
O São Paulo chega ao duelo de derrotas para Cuiabá, Atlético Mineiro, América Mineiro, Internacional e Fortaleza, além de empates com Bahia, Flamengo e Botafogo. Nessa sequência, o Tricolor se aproximou da parte baixa da classificação e começou a correr riscos, enquanto focava esforços na Copa do Brasil.
Já classificado para a Libertadores, a equipe paulista não tem grandes objetivos na liga nacional. No entanto, um rebaixamento está fora dos planos e a sequência ruim foi um “risco planejado”, como já pontuou o treinador Dorival Júnior.
Confira as projeções dos principais candidatos contra o Z-4
(dados da UFMG)
Coritiba: 96,3%
América-MG: 94,5%
Santos: 54,9%
Bahia: 42,1%
Goiás: 31%
Vasco: 23,3%
São Paulo: 16,2%
Internacional: 12,7%
Cuiabá: 11,2%
Cruzeiro: 11,1%
Corinthians: 6,6%