Aberta no início de julho, a janela de transferências de verão da Europa se encerra nos próximos dias nos principais centros, mas ainda deve reservar algumas movimentações importantes. Nomes como Phillippe Coutinho , do Aston Villa, Marco Verratti , do Paris Saint-Germain, Romelu Lukaku , do Chelsea, João Félix , do Atlético de Madri, são só alguns dos cotados para trocar de time.
Outro que deve vestir nova camisa ao fim do período é o luso-brasileiro Matheus Nunes , do Wolverhampton. Ele é especulado como alvo do Manchester City após o esfriamento das negociações com Lucas Paquetá.
Até aqui, a principal movimentação foi feita pelo Arsenal na compra do volante Declan Rice por 115 milhões de euros (660 milhões de reais pela cotação de 15 de julho, data da compra).
As janelas das cinco principais ligas do Velho Continente fecham todas na próxima sexta-feira, 1º de setembro, às 19h (de Brasília): Premier League (Inglaterra), Ligue 1 (França), Serie A (Itália), La Liga (Espanha) e Bundesliga (Alemanha).
Philippe Coutinho (Aston Villa)
Segundo informações do jornalista italiano Fabrizio Romano, especializado em transferências no futebol, o meia brasileiro de 31 anos chegou a um acordo com Al-Duhail, do Catar. Contudo, uma lesão sofrida na goleada por 4 a 0 do Aston Villa sobre o Everton, em confronto pela segunda rodada da Premier League, poderia prejudicar o acordo.
A imprensa espanhola especula o Betis como outro provável destino. Ele possui contrato até 30 de junho de 2026 e custou 20 milhões de euros (108 milhões pela cotação da época) ao clube inglês.
Marco Verratti (PSG)
De fora dos planos do técnico Luis Enrique e da diretoria do Paris Saint-Germain, o volante italiano chegou a participar da pré-temporada com o clube, mas acabou preterido pouco antes do início do Campeonato Francês. A imprensa europeia o colocou como potencial alvo do Al-Hilal, novo clube de Neymar.
O meio-campista tem contrato até 30 de junho de 2026 e está no PSG desde 2012, quando chegou do Pescara, da Itália.
Romelu Lukaku (Chelsea)
Pivô de enorme polêmica ao tentar uma negociação com a Juventus, após encaminhar um novo contrato com a Inter de Milão, o jogador belga voltou ao Chelsea, mas não está nos planos do clube inglês. A expectativa, agora, é que seja confirmado como novo reforço da Roma.
Segundo diversos jornais europeus, o Chelsea receberá 5,8 milhões de euros (30,4 milhões de reais) pelo empréstimo até o fim da temporada. Ele custou aos Blues 115 milhões de euros (704 milhões de reais), com contrato até 30 de junho de 2026.
João Félix (Atlético de Madri)
Aos 23 anos, o atacante português deseja mudar de ares novamente após breve passagem pelo Chelsea. Contratado em 2019 por 126 milhões de euros, dificulta sua saída a alta compensação financeira exigida pelos colchoneros. Com contrato até 30 de junho de 2027, ainda não atuou pelo clube na atual temporada.
Matheus Nunes (Wolverhampton)
Alvo do Manchester City, o meio-campista aumentou ainda mais as especulações depois de se recusar a treinar nesta semana. Aos 25 anos, o luso-brasileiro tem contrato até 30 de junho de 2027 e tenta convencer o clube inglês a aceitar a oferta de 60 milhões de euros (315 milhões de reais), segundo informações do jornalista Fabrizio Romano.
Kolo Muani (Eintracht Frankfurt)
Em alta pela excelente temporada pelo clube alemão, o atacante francês de 24 anos desperta interesse do Paris Saint-Germain. Segundo a imprensa francesa, o PSG acena com uma oferta de 80 milhões de euros (421,8 milhões de reais), além da cessão de jogadores pelo negócio.
Muani fez 23 gols na última temporada e já balançou as redes três vezes na atual. Também é alvo do Manchester United e chegou a ser especulado no Bayern de Munique antes do acordo com Harry Kane.
João Cancelo (Manchester City)
Desejado pelo Barcelona, o jogador português de 29 anos aguarda a adequação financeira do clube catalão em La Liga para um desfecho na transferência. Mesmo com contrato até 30 de junho de 2027, perdeu espaço no Manchester City de Pep Guardiola. Na última temporada, teve breve passagem pelo Bayern de Munique.