
Morreu nesta terça-feira (6), aos 85 anos, o renomado artista plástico Juarez Machado. Natural de Joinville (SC) e radicado no Rio de Janeiro, ele faleceu em Vassouras (RJ). Considerado um dos nomes mais bem-sucedidos e expressivos das artes visuais no Brasil, Machado teve sua causa de morte preservada pela família.
Juarez foi pintor, escultor, desenhista, caricaturista, ilustrador e cartunista. O artista ganhou reconhecimento internacional, com inúmeras exposições espalhadas pelo mundo.
Juarez começou a se aventurar nas artes plásticas ainda muito cedo. Seu primeiro emprego, em 1958, foi como designer gráfico no Laboratório Catarinense, onde criou diversos rótulos e embalagens de remédios. Nessa época também produziu materiais para o Almanaque Renascim.
Em 1966, ele ganhou forte projeção nacional ao trabalhar como chargista em importantes jornais e veículos do país (como o Jornal do Brasil, onde assinava a coluna humorística Nonsense). Nos anos 1970, marcou época na televisão brasileira com um quadro de humor no programa Fantástico (Rede Globo). No programa, ele fazia muitas caricaturas em alusão ao futebol e ele era torcedor fanático do Joinville.
No início dos anos 80, Juarez Machado se mudou para Paris, capital da França, e fixou residência em Montmartre, onde ficou localizado o seu principal atelier. Desde então ele não voltou mais a morar em Joinville. Mesmo com a carreira internacional, manteve vínculos com o Brasil e chegou a manter ateliês em Joinville e no Rio de Janeiro.
Juarez Machado no futebol

Juarez Machado, aliás, fez uma camisa comemorativa do Joinville Esporte Clube (JEC), criada em 2006 pelo artista em celebração aos 30 anos do clube. A peça passou a integrar o acervo do Instituto que leva o nome do artista, fortalecendo o diálogo entre arte, futebol, memória e identidade joinvilense. A peça representa um marco, tanto para a história do JEC quanto para a trajetória artística de Juarez Machado, um dos nomes mais importantes das artes visuais brasileiras.