Foram longos 16 anos para que a torcida do Fluminense reencontrasse o ídolo Thiago Silva. Depois de uma carreira consolidada no futebol europeu, o “Monstro” está de volta e reestreou no triunfo por 1 a 0 sobre o Cuiabá, pela 18ª rodada do Brasileirão. Assim, o time ganha confiança para uma possível arrancada no Brasileirão.
O camisa 3 deu mais qualidade e experiência a um setor que sofria desde o início da temporada. Com a saída de Nino, que acertou com o Zenit, da Rússia, a defesa tricolor jamais foi a mesma e também sucumbia diante das bolas aéreas. Em campo, o defensor teve uma boa atuação e deu sinais que pode corrigir os problemas do setor.
Ao contrário do que se esperava, Thiago Silva ficou em campo durante os 90 minutos sem ser substituído mesmo com os seus 39 anos. E o Dourado foi um adversário difícil, que vendeu caro a derrota e incomodou a defesa. Mas a velha qualidade nas antecipações e o bom posicionamento do zagueiro chamaram a tenção.
Por outro lado, ele só cometeu um erro em uma disputa com Isidro Pitta, que se movimentou em suas costas, mas Fábio afastou o perigo. Na frente, aproveitou um cruzamento de Jhon Arias e quase marcou, de cabeça, porém Walter fez a defesa e salvou o Cuiabá.
Elogios do comandante
Mesmo ainda sem ritmo de jogo, o defensor mostrou que pode suportar o intenso calendário brasileiro, porém devido à idade, terá que intercalar partidas, como afirmou na coletiva da última sexta-feira (20). No entanto, o técnico Mano Menezes encheu o zagueiro de elogios e disse que ele irá suportar bem a quantidade de jogos.
“Acho que é um pouco desnecessário falar sobre o Thiago. Todos nós o conhecemos. É menino ainda, vai aguentar bem. Temos uma ideia de proteger um pouco mais o sistema para que os zagueiros tenham condição melhor de enfrentamento. Jogadores como Thiago, que tem uma leitura muito boa da jogada, conhece bem os atalhos, vai saber como economizar. Vamos estar atentos a todos os detalhes para que ele não tenha nenhuma baixa. Ele ficar fora seria muito ruim para ele e para todos. A equipe vai encorpando, vamos ter o retorno de Manoel, do Lima, daqui a pouco Felipe (Melo) e Marcelo. Vamos ter duas estreias, provável que estejam à disposição também”, disse.
“A gente vai encorpando porque sabe que o campeonato é muito duro. Temos um mês pela frente entre as duas equipes com maior dificuldade e densidade de jogos. Então, o grupo vai ser muito necessário. Sempre falo que a primeira ideia, a primeira missão do treinador é organizar a equipe de tal forma para que todos saibam como tem que se comportar para aqueles que entrarem poderem produzir bem. E as vitórias ajudam nisso. A vitória de hoje tem essa importância. O Thiago foi muito bem, a equipe foi bem, o sistema defensivo foi bem. E eu sempre vejo o futebol a partir da equipe. Uma equipe boa faz as individualidades sobressaírem, mas sempre a partir da equipe”, concluiu.
Olho na agenda
A equipe carioca agora soma 11 pontos e ocupa a 19ª colocação. Na próxima rodada, o Fluminense mede forças com o Palmeiras na quarta-feira (24), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Até o momento, mais de 37 mil torcedores já adquiriram ingressos para o primeiro jogo de Thiago Silva no Maracanã depois de 16 anos.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook .