O Botafogo venceu o Grêmio por 2 a 1 neste domingo (16), pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, e agora é o líder da competição. No Kléber Andrade, em Cariacica, com mando de campo do time gaúcho, os gols da vitória alvinegra foram de Cuiabano, ex-tricolor, e Júnior Santos. Gustavo Nunes marcou para o Imortal.
Com os três pontos, o Botafogo, na ponta do Brasileirão, tem 19. Já o Grêmio, com seis pontos, está na zona de rebaixamento.
Como foi o jogo
O Grêmio começou melhor no confronto em Cariacica. No entanto, com Cuiabano, formado pelo Imortal, o Botafogo abriu o placar aos 9 minutos. Aliás, gol que contou com uma bonita assistência de Marlon Freitas. Mas, mesmo na frente no placar, o Alvinegro viu a equipe gaúcha seguir melhor em campo. O empate saiu aos 20, com Gustavo Nunes, que fez um grande primeiro tempo. O Grêmio, se tivesse caprichado um pouco mais no último terço do campo, poderia ter ido ao intervalo com a vantagem no marcador.
O Botafogo voltou melhor do vestiário e chegou ao gol aos 11 minutos, com Júnior Santos. O atacante recebeu passe açucarado de Luiz Henrique, dominou tirando o defensor da jogada, colocou a bola na frente e chutou na saída do goleiro. Aos 20, com pressão do time mandante, John fez uma grande defesa, tirando a bola em cima da linha e evitou o empate.
Mas, se no primeiro tempo o Grêmio desperdiçou grandes oportunidades, na segunda etapa o Botafogo repetiu esse cenário. Até o fim da partida, ambas as equipes criaram chances, mas o placar ficou mesmo em 2 a 1 para o Botafogo, que reassumiu a liderança do Brasileirão.
GRÊMIO 1 X 2 BOTAFOGO
Nona rodada do Brasileirão – 2024
Data:
16/06/2024, às 18h30 (de Brasília)
Local:
Kléber Andrade, Cariacica (ES)
GRÊMIO:
Caique Santos; Fábio, Gustavo Martins, Geromel e Mayk; Dodi (Du Queiroz, 32’/2°T), Carballo (Edenilson, 32’/2°T), Pavón (Galdino, 24’/2°T), Cristaldo (Nathan, 38’/2°T) e Gustavo Nunes; JP Galvão (Nathan Fernandes, 24’/2°T). Técnico
: Renato Gaúcho.
BOTAFOGO:
John; Suárez, Bastos, Halter e Cuiabano; Gregore (Yarlen, intervalo), Marlon Freitas e Tchê Tchê (Eduardo, aos 27’/2°T); Luiz Henrique (Danilo Barbosa, 17’/2°T), Júnior Santos e Oscar Romero (Diego Hernández, 17’/2°). Técnico:
Artur Jorge.
Gols
: Cuiabano, 9’/1°T (0-1), Gustavo Nunes, 20’/1°T (1-1), Júnior Santos, 11’/2°T (1-2)
Árbitro:
Paulo Cesar Zanovelli (Fifa-MG)
Auxiliares:
Felipe Alan Costa de Oliveira (Fifa/MG) e Fernanda Nandrea Gomes Antunes (Fifa/MG)
VAR:
Wagner Reway (Fifa/ES)
Cartões amarelos
: Gustavo Nunes, Carballo e Galdino (GRÊ); Gregore, Suárez e Yarlen (BOT)