Demorou oito edições desde sua indepêndência, em 1990, uma repescagem, 120 minutos e uma decisão por pênaltis. Mas a Geórgia, afinal, vai disputar uma edição da Eurocopa. Nesta terça-feira (26), jogando em casa, os georgianos venceram a Grécia nos pênaltis por 4 a 2 após empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. Dessa forma, integrarão o Grupo F da competição, que também conta com Portugal, Turquia e República Tcheca.
A partida da classificaçção, entretanto, não entrará para a história pela técnica. Pelo contrário, aliás. Durante os 90 minutos do tempo normal, apenas Chakvetadze, em cobrança de falta pela Georgia, acertou o gol. Em cobrança de falta, obrigou o grego Vlachodimos a fazer uma grande defesa.
Os gregos, afinal, conseguiram sua única finalização certa já na prorrogação. em cabeçada de Mavropanos na trave. Em seguida, Mikautadze serviu Davitashvili na área, mas novamente Vlachodimos fez uma ótima intervenção,
Invasão de campo após os pênaltis
Nos penais, os georgianos, diante de 54 mil torcedores, foram mais competentes. Apenas Mikautadze errou para sua seleção, enquanto Bakasetas e Giakoumakis, do lado grego, não conseguiram converter. Kvekveskiri foi responsável por colocar a Geórgia em sua primeira Rurocopa ao converter a última cobrança. A comemoração foi tanta que, após o pênalti decisivo, os torcedores não se contiveram e invadiram o campo para celebrar.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.