
Jogador brasileiro é sempre muito bem cotado no exterior. Seja atuando nas principais elites, seja por clubes mais modestos. Um exemplo é Kaio Marques. Este paulista de Ermelindo Matarazzo tem 21 anos e atuava no Flamengo de Guarulhos. Mas, em 2023, fez uma aposta, seguiu rumo a um clube da quinta divisão da Polônia, o Energia Kozienice. Chegou para ser um dos volantes do elenco. Mas durante a temporada mudou de função. Virou um zagueiro-artilheiro. E garçom. Hoje, Kaio é um dos destaques da equipe.
“Me achei como zagueiro nesta temporada. Em 14 jogos, fiz cinco gols e também tenho duas assistências. O Energia está em terceiro lugar. Sobem de divisão dois no nosso grupo. Dessa forma, estamos na briga pelo acesso”, explica Kaio, que se surpreende com a estrutura de um time de quinta divisão de um país que não é uma das potências europeias:
“Temos três campos de treinamento. Um deles é uma bolha para treinos no inverno por conta da neve. Além disso, Temos sauna, piscina e academia”.
As três grandes dificuldades, segundo Kaio Marques
Mesmo em sua segunda temporada, o brasileiro ainda busca se adaptar ao novo país. E diz quais as dificuldades:
“O idioma polonês é muito complicado. Sei apenas palavras básicas do dia-a-dia como “bom dia”, “obrigado”. Tem o frio. O inveron é intenso, até 20 graus negativos. E há a distância da família. Afinal, moro sozinho aqui e fico muito tempo sem ver os familiares.
Campeonato retorna em 15/3
Kaio voltará em ação com a camisa do Energia Kozienice a partir de 15/3, quando retornam os jogos da Liga, parado desde novembro por causa do inverno.
“Tenho mais uma temporada de contrato. Quero conquistar o acesso com a equipe, crescer profissionalmente e ver o que acontece com meu futuro”.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook