O Corinthians teve um ano decepcionante em todos os quesitos para o seu torcedor. Com problemas internos, de gestão e também dentro de campo, o Timão ficou mais um ano sem conquistar nenhum título. Assim, o Jogada10 relembra como foi o ano do Alvinegro.
JANEIRO: A diretoria do Corinthians decidiu apostar em Fernando Lázaro como o treinador da equipe para a temporada. Auxiliar por muito tempo, ele ganhou sua primeira chance como técnico principal do Alvinegro.
No mercado, o Timão foi bem tímido. No começo da temporada, o Corinthians acertou as chegadas do lateral-esquerdo Matheus Bidu e o atacante Romero.
Na primeira partida da temporada, o Corinthians perdeu para o RB Bragantino por 1 a 0, fora de casa, na estreia da equipe no Campeonato Paulista.
A primeira vitória no ano aconteceu na partida seguinte. O Corinthians bateu o Água Santa por 3 a 0 na Neo Química Arena, com gols de Yuri Alberto e Róger Guedes duas vezes.
Em janeiro, o Corinthians também conseguiu quebrar um tabu contra o rival São Paulo. Após 11 partidas, o Timão voltou a vencer o adversário no Morumbi. Vitória por 2 a 1 com dois gols de Adson. Luciano descontou para o Tricolor.
FEVEREIRO: O Corinthians teve mais dois clássicos no Paulistão e empatou as duas vezes. Empates com Palmeiras e Santos, ambos terminaram em 2 a 2.
Apesar de atuações poucos convincentes, o Corinthians conseguiu encerrar a fase de grupos do Paulistão na liderança. Vitórias em cima de Botafogo-SP, Mirassol e Santo André e uma derrota para o São Bernardo.
MARÇO: Corinthians empata com o Ituano na Neo Química Arena. Nos pênaltis, time do interior leva a melhor e Timão é eliminado do Campeonato Paulista.
Eliminado do Paulistão, o Corinthians ficou quase um mês sem partidas oficiais. Assim, passou 22 dias apenas realizando treinamentos no CT Joaquim Grava.
Durante o período sem jogos, o Timão acertou a contratação do atacante Chrystian Barletta. O jogador foi destaque do São Bernardo no Estadual e chamou a atenção do Alvinegro
ABRIL: O Corinthians voltou a campo logo em sua estreia na Libertadores. O Timão foi até o Uruguai e venceu o Liverpool por 3 a 0 com gols de Balbuena e Róger Guedes duas vezes.
Já na Copa do Brasil, o Timão perdeu o jogo de ida contra o Remo por 2 a 0 e se complicou na competição.
Após derrota para o Argentinos Juniors por 1 a 0, na Neo Química Arena, pela Libertadores, Corinthians decide demitir o técnico Fernando Lázaro
Corinthians age rápido e acerta a contratação de Cuca. Contudo, o nome do treinador é alvo de muitos protestos da torcida, por conta de uma acusação de abuso sexual ligada ao nome do técnico.
Em meio a protestos contra sua chegada, Cuca estreia com derrota no Corinthians. 3 a 1 para o Goiás, na Serrinha.
Timão consegue derrotar o Remo por 2 a 0, no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil e nos pênaltis, consegue avançar na competição. Após a partida, o técnico Cuca pediu demissão do seu cargo.
MAIO: Corinthians anuncia a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo
Contudo, o início de Luxemburgo não foi dos melhores. O treinador não venceu nenhuma das sete primeiras partidas no comando do Timão, sendo derrotas na Libertadores e para o Atlético-MG, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
A primeira vitória de Luxemburgo veio só na sua oitava partida, no dia 28 de maio. Vitória em cima do Fluminense por 2 a 0, na Neo Química Arena.
Corinthians novamente consegue reverter a derrota no jogo de ida, elimina o Atlético-MG nos pênaltis e avança as quartas de final da Copa do Brasil
JUNHO: Timão perde para o Independiente Del Valle por 3 a 0 no Equador e é eliminado da Libertadores.
Além da queda na Libertadores, Corinthians começa a oscilar no Brasileirão e não consegue se afastar da zona de rebaixamento.
JULHO: Após derrota para o América-MG, em Belo Horizonte, por 1 a 0, Corinthians consegue novamente montar uma remontada na Neo Química Arena. 3 a 2 e nos pênaltis avançou o Timão para a semifinal da Copa do Brasil.
Corinthians anuncia a contratação de Matías Rojas, um dos destaques do Racing, da Argentina e do zagueiro Lucas Veríssimo, que estava no Benfica.
Eliminado da Libertadores, o Corinthians se classificou para os playoffs da Sul-Americana. O adversário foi o Universitário, do Peru. Duas vitórias do Corinthians (1 a 0 no Brasil e 2 a 1 no Peru). O embate ficou marcado pelo episódio de racismo do preparador do Universitário a um torcedor corintiano.
Ainda em julho, Corinthians vence o São Paulo por 2 a 1, na Neo Química Arena e larga na frente na semifinal da Copa do Brasil.
AGOSTO: Destaque do Corinthians em 2023, Róger Guedes aceita a proposta  Al-Rayyan, do Catar e deixou o Timão no meio da temporada
Após vencer em Itaquera por 2 a 1, Corinthians segura o Newell´s Old Boys na Argentina e avança para a semifinal da Copa Sul-Americana.
Corinthians tem atuação apática, perde para o São Paulo por 2 a 0 no Morumbi e é eliminado da Copa do Brasil
Timão encara o Estudiantes nas quartas de final da Sul-Americana. No duelo de ida, na Neo Química Arena, o Corinthians consegue vencer os argentinos por 1 a 0.
Corinthians tem atuação desastrosa, perde para o Estudiantes, na Argentina, mas consegue se classificar para a semifinal da Sul-Americana nos pênaltis. Brilho de Cássio e da trave no embate.
SETEMBRO: Focado na Sul-Americana, Corinthians começa a cair de rendimento no Brasileirão. Em setembro, Timão venceu apenas uma das cinco partidas disputadas. O triunfo aconteceu diante do Botafogo, por 1 a 0, em Itaquera.
Na Sula, Corinthians encara o Fortaleza pela semifinal. No jogo de ida, na Neo Química Arena, empate em 1 a 1. Yuri Alberto marcou para o Timão e Zé Welison guardou para o Leão do Pici.
Luxemburgo não resiste a pressão dos maus resultados e das atuações ruins da equipe e é demitido do Corinthians.
Após demissão de Vanderlei Luxemburgo, Corinthians acerta a contratação de Mano Menezes.
OUTUBRO: No jogo de volta da semifinal da Sul-Americana, Corinthians perde para o Fortaleza por 2 a 0, na Arena Castelão e é eliminado da Sul-Americana.
Eliminado de todas as competições, Corinthians volta a focar no Campeonato Brasileiro e tenta afastar chances de rebaixamento. Contudo, no mês de outubro, Timão empata quatro dos cinco jogos e não consegue subir na tabela.
NOVEMBRO: Após várias oscilações, Corinthians consegue vitória importante diante do Grêmio, fora de casa e respira no Campeonato Brasileiro.
Em meio a briga contra o rebaixamento, Corinthians começa a viver período de eleições. Augusto Melo e André Negão concorrem ao pleito.
Corinthians sofre sua pior derrota na história na Neo Química Arena. Derrota por 5 a 1 para o Bahia.
Em jogo disputado, Corinthians vence o Vasco por 4 a 2, em São Januário e elimina chances de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro.
Augusto Melo vence as eleições e é o novo presidente do Corinthians para o próximo triênio (2024, 2025 e 2026).
DEZEMBRO: Contra o Internacional, lateral-esquerdo Fábio Santos faz sua última partida na carreira. Corinthians perdeu o embate por 2 a 1, na Neo Química Arena.
Na última partida do ano, Corinthians vence o Coritiba por 2 a 0, no Couto Pereira e encerra temporada com vitória.
Após o final da temporada, a nova diretoria do Corinthians prometeu uma grande reformulação no elenco. Assim, Renato Augusto, Gil e Giuliano deixaram o clube.
Presidente eleito do Corinthians, Augusto Melo prometeu uma grande reformulação no elenco. Assim, novos jogadores devem chegar ao Timão em 2024.
Foto: Reprodução: Jogada10
O Corinthians teve um ano decepcionante em todos os quesitos para o seu torcedor. Com problemas internos, de gestão e também dentro de campo, o Timão ficou mais um ano sem conquistar nenhum título. Assim, o Jogada10 relembra como foi o ano do Alvinegro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!