A escolha da CBF em escalar o árbitro Anderson Daronco para apitar Athletico x Vasco deixou os vascaínos na bronca. Afinal, em jogos que o árbitro apitou do time carioca neste ano, houve muitas reclamações de lances polêmicos. Assim, nas redes sociais, torcedores repudiaram a escolha da entidade.
Dois jogos do Vasco com a arbitragem de Anderson Daronco causou revolta nos jogadores, comissão técnica e, claro, nos torcedores. O primeiro foi contra o Red Bull Bragantino, em agosto. Os cruz-maltinos reclamaram do tempo de acréscimo na primeira etapa (10 minutos). Foi nesse período que o Massa Bruta empatou a partida, aos 53′.
Posteriormente, houve muita reclamação da parte do time de São Januário a respeito das escolhas de Daronco na partida contra o Santos, na Vila Belmiro, na derrota por 4 a 1. Os principais erros apontados foram um pênalti para o time da casa e a expulsão do chileno Medel. Além disso, também há reclamações de jogos anteriores.
Arbitragem polêmica de Daronco no clássico Corinthians x Santos
A última vez que o árbitro foi alvo de muitas reclamações foi no Clássico Alvinegro, entre Corinthians e Santos, no fim de outubro. Na ocasião, os corintianos ficaram na bronca por conta da marcação de um pênalti de Bruno Méndez em Soteldo, do Santos.
A diretoria do Timão chegou a protocolar um pedido de afastamento de Daronco. No entanto, a comissão de arbitragem da CBF analisou o lance como interpretativo, assim, optando por não afastá-lo.
Reclamação e ameaça de torcida organizada do Vasco
Aliás, a Força Jovem, principal torcida organizada, chegou a publicar uma nota de repúdio a escolha da CBF em escalar Anderon Daronco. Nesta, aliás, chega a ameaçar a entidade caso ocorra “novos erros”.
“Como maior torcida organizada do clube, afirmamos que estaremos atentos a postura do árbitro Anderson Daronco e da cabine do VAR, que por gesto de má-fé, podem nos prejudicar não apenas nesse jogo, mas também distribuindo cartões amarelos aos jogadores de forma tendenciosa, uma vez que alguns dos nossos titulares estão pendurados. Caso mais uma vez o Brasil presencie “erros” por parte deste insigne árbitro, nós não iremos vir aqui com Nota de Repúdio como costuma fazer a Diretoria Administrativa do CRVG. Vamos pra rua tirar a paz da CBF e de todos aqueles que reiteradamente prejudicam o VASCO.”