Sinval durante partida do Botafogo em 1993
Foto: Arquivo
Sinval durante partida do Botafogo em 1993

O goleiro Lucas Perri e o zagueiro Adryelson são os representantes do Botafogo na Seleção Brasileira nesta Data-Fifa. No entanto, esperava-se, anteriormente, que o principal nome do time carioca na Canarinho fosse o atacante Tiquinho Soares, afinal, ele é o artilheiro do Brasileirão, com 15 gols, e da Copa do Brasil, com cinco. Mas, se o atacante vive grande momento na carreira, não é a hora de receber uma oportunidade na Seleção Brasileira? Para tratar do assunto, o Jogada10 conversou com ídolo do Glorioso e analisou opiniões de comentarias e, claro, de torcedores.

Se por um lado Tiquinho Soares se destaca com a camisa do Botafogo, outros nomes da posição não vivem grande momento. Jogadores como Pedro, Gabigol e Hulk, que atuam no futebol brasileiro, estão em baixa e, consequentemente, sem ser convocados para a Canarinho. Mas, mesmo aqueles que foram chamados por Diniz, como Richarlison e Matheus Cunha, não são unanimidades entre os torcedores.

LEIA: Fenômeno Tiquinho: Botafogo arrecada R$ 3 milhões com produtos ligados ao atacante

Lesão de Tiquinho

Esperava-se que Tiquinho Soares fosse convocado ainda na primeira lista de Fernando Diniz, no dia 18 de agosto. No entanto, no dia 7 do mesmo mês o Botafogo comunicou que o atacante havia sofrido uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. Assim, o camisa 9 ficou fora. Mas, com o jogador recuperado, iniciou-se a expectativa pelo anúncio do nome de Tiquinho na segunda lista do jogador, o que não aconteceu.

Sinval

Artilheiro do Botafogo no título da Conmebol em 1993, Sinval é a favor da convocação de Tiquinho Soares. Para explicar a sua escolha, o ex-jogador comparou os momentos dos outros homens de referência da posição, como Gabriel Jesus e Richarlison. Além disso, citou também como essa convocação pode ser boa para o próprio técnico Fernando Diniz.

“Na Seleção Brasileira os convocados são os melhores do momento. Lógico que tem outros jogadores que são excepcionais, como Neymar e Rodrygo, que são de outro planeta. Mas, jogador igual ao Tiquinho tem que ir para a Seleção. Não quer dizer que ele possa ser melhor que Gabriel Jesus e Richarlison, por exemplo, não estou falando de quem é melhor. Mas o momento dele é melhor que o do Richarlison. O momento dele é melhor do que o do Gabriel Jesus. Então, independe disso, vivemos de hoje. É necessário jogar e ganhar jogos para buscar a classificação na Copa do Mundo. Ele merece sim essa oportunidade”, disse Sinval ao Jogada10 .

“Além do mais, o Diniz vai ganhar muito com isso, com o torcedor brasileiro. Seria uma convocação que ninguém iria contestar. Quem tinha dúvida quanto a qualidade dele acabou com ela quando ele retornou na partida contra o Goiás. Quem tinha dúvida que ele é um artilheiro não tem mais. Ele vive um ótimo momento e a Seleção tem que aproveitar isso, abraçar essa ideia para que ele possa fazer gols para todos os brasileiros”, completou.

Importância do Tiquinho para o Botafogo

A conquista do título brasileiro seria para coroar as exibições de Tiquinho com a camisa alvinegra. Aliás, para Sinval, o atual camisa 9 tem tudo para se tornar um dos grandes nomes da história do clube, podendo conquistar, assim, até mais do que Túlio Maravilha.

“O momento dele é excepcional. Eu presenciei isso na partida contra o Goiás, em que estive presente na comemoração dos trinta anos do título da Conmebol. Na hora que ele entrou (segundo tempo), mudou totalmente o jogo, empatou o jogo para nós. O momento dele mostrar que é o principal jogador do Botafogo. Aliás, a nossa torcida precisava disso. Depois do Túlio não apareceu ninguém igual a ele para levantar a esperança que o torcedor botafoguense está precisando há muito tempo, desde 1995. Passaram-se muitos atacantes depois do Túlio, grandes jogadores, mas que não conseguiram marcar na história assim como o Túlio, nas suas devidas proporções. Aliás, até pelo momento que o Botafogo vive hoje, o Tiquinho pode marcar muito mais do que o Túlio”, afirmou.

“O Tiquinho é um cara essencial, hoje, para o time. A saída dele quando machucou fez com que a equipe tivesse uma queda. Só o treinador (Bruno Lage) não viu que seria normal duas ou três partidas abaixo até ele recuperar o condicionamento físico. Mas, contra o Goiás, deu para ver que ele é o principal jogador do Botafogo. Aliás, será, com certeza, o melhor jogador do campeonato. Se não for o melhor, será o segundo, já que o que ele vem fazendo merece muito mais que isso”, concluiu.

Comentaristas defendem convocação de Tiquinho

Dois grandes nomes do futebol brasileiro também estão de acordo com uma convocação de Tiquinho para a Seleção Brasileira. Júnior, ex-jogador do Flamengo e da Canarinho, buscou tentar entender o motivo pelo qual Diniz não chamou o jogador alvinegro.

“Eu sempre defendendo (Fernando Diniz), foi o único cara que fez alguma coisa diferente nesses últimos tempos. Ele não tem nada a perder, a partir do momento que o Carlo Ancelotti vier realmente para substituí-lo. Acho que ele só poderia fazer só uma experiência: qual o melhor centroavante brasileiro hoje? Tiquinho. Por que não? É o problema da idade? É outra história. Ele não está jogando melhor que Richarlison e todos esses caras? Bota ele na arena para saber qual a condição do cara”, disse Júnior no programa “Seleção SporTV”

VEJA: Efetivado! Lucio Flavio será mantido como técnico do Botafogo até o fim do ano

“Será que daqui a três anos não dá pra ele? Claro que dá. Falo por experiência própria porque sofri esse preconceito duas vezes, em 90 e 94, o prazer de disputar outra Copa do Mundo. É o cara que precisa ter a oportunidade na Seleção. Ele encaixa perfeitamente naquilo que o Diniz quer, ele sai da área, sabe fazer o homem de frente, tem habilidade… Uma série de virtudes que se encaixa na frente. Nada contra quem está lá, até porque todos são feras, mas ele merece uma oportunidade nesse momento de experiências”, completou.

Casagrande

Casagrande, ídolo do Corinthians, também seguiu a vertente de Júnior e defendeu Tiquinho. Aliás, o corintiano chegou a comparar o botafoguense com jogadores que atuam no exterior.

“É uma injustiça o Tiquinho Soares e o Marcos Leonardo não estarem na Seleção Brasileira. O Matheus Cunha e Richarlison não estão bem há muito tempo, porque eles foram convocados? Só porque estão na Europa? Acabou isso, não existe mais”, disse Casagrande à Rádio Tupi.

Torcedores do Botafogo pedem Tiquinho na Seleção

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!