A partida entre Sepahan, do Irã, contra o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, válida pela segunda rodada da Champions Asiática, foi cancelada nesta segunda-feira (2), após o clube de Benzema, Fabinho e Kanté, se recusar a entrar no gramado do Estádio Naghsh-e Jahan devido à presença de uma estátua do general Qassem Soleimani, polêmico líder iraniano, morto em 2020.
O busto do ex-militar estava localizado na saída do túnel que dá acesso ao gramado. Dessa maneira, a partida acabou sendo adiada por 30 minutos. Mas, após o tempo de espera, os jogadores do Sepahan subiram ao campo para agradecer a presença dos mais de 60 mil torcedores presentes no estádio.
O ex-general Qassem Soleimani foi assassinado em 2020 em um ataque aéreo dos EUA, em Bagdá, no Iraque. De acordo com investigações norte-americanas, em 2011 Soleimani esteve envolvido na tentativa de assassinato do embaixador saudita nos EUA, Adel Al-Jubeir, em um café em Washington.
De acordo com informações da imprensa saudita, o Al-Ittihad decidiu não entrar em campo com respaldo de um representando da AFC no local. Além disso, a Fifa proíbe manifestações políticas em partidas e, especialmente, pelos clubes.
A Confederação Asiática de Futebol (AFC) emitiu um curto comunicado para confirmar o adiamento do jogo, e citou “circunstâncias imprevistas”. Mas, a entidade não anunciou uma nova data para a realização da partida.
Veja o comunicado:
A partida do Grupo C da AFC Champions League 2023/24 entre Sepahan FC e Al Ittihad FC, que estava programada para acontecer esta noite no Estádio Naghsh-e-Jahan, em Isfahan, foi cancelada devido a circunstâncias imprevistas.
A AFC reitera o seu compromisso em garantir a segurança dos jogadores, árbitros, espectadores e todas as partes interessadas envolvidas.
Este assunto será agora encaminhado às comissões competentes.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook .